São Paulo, quarta-feira, 5 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba o que é a publicação

JOSIMAR MELO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Lida nos dias de hoje, a introdução à primeira edição do "Guia Michelin para os Motoristas e Ciclistas", lançada no ano de 1900, parece profética. "Esta obra nasce com o século; e durará tanto quanto ele", diz o texto do guia que hoje completa 97 anos.
Ao nascer, voltado para os aventureiros que circulavam com os novos veículos automotivos pela França, o guia dava igual importância às informações sobre hotéis, restaurantes, postos de gasolina e lojas de pneus de sua marca. Na época, não havia as cotações.
O sistema de estrelas foi inaugurado na edição de 1926, fazendo aumentar sua influência no cenário gastronômico do país. Só a edição francesa atinge hoje a cifra de 600 mil exemplares por ano. Além desses (os guias vermelhos), a empresa produz os guias verdes (de atrações turísticas) e mapas rodoviários.
Seu diretor, Bernard Naegellen, não confirma nem desmente, da mesma forma que mantém silêncio absoluto sobre os critérios adotados pela publicação.
(JM)

Texto Anterior: Quem sobe e quem desce no Michelin 97
Próximo Texto: Baianos mostram o "tchan" para americanos em Miami
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.