São Paulo, terça-feira, 11 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pequenos empresários vêm

BETINA BERNARDES
DE PARIS

Jacques Chirac leva à América Latina, pela primeira vez em suas viagens, um grupo de 60 a 70 pequenos e médios empresários.
"Já estamos presentes em países latino-americanos com grandes empresas, mas precisamos fazer um esforço para desenvolver investimentos de pequenas e médias. Essa é uma fragilidade da França, é um problema de cultura, temos que encorajá-los a ir ao exterior", disse Chirac.
O presidente francês ressaltou que, na estratégia de aproximação com a América Latina, a reciprocidade é fundamental. "Se há investimentos e importações do Mercosul, esses países devem fazer o mesmo em relação à França."
Também fazem parte de sua comitiva 17 grandes empresários, como os presidentes da EDF (Electricité de France), Saint-Gobain, Carrefour, Matra-Hachette, Aérospatiale, Gec-Alsthom.
No Brasil, devem ser assinados alguns acordos de cooperação na área de segurança pública.
Um dos mais importantes é o Promotec, "filhote" do Sivam. Na viagem, talvez saia a assinatura de uma carta de intenções em que o governo brasileiro se compromete que o Promotec seja europeu.
O Promotec prevê o fornecimento de armas, aviões e equipamentos à Polícia Federal para o combate ao narcotráfico na Amazônia.
Seu valor está estimado em cerca de US$ 500 milhões, e o consórcio franco-alemão formado pela Sofreme-Dasa tem interesse em que o acordo fique com a Europa.
(BB)

Texto Anterior: Chirac tenta conter influência dos EUA
Próximo Texto: Turner com Murdoch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.