São Paulo, terça-feira, 11 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sistema vai fotografar quem 'fugir' de pedágios

RICARDO FELTRIN
DA REPORTAGEM LOCAL

A partir deste ano, a cobrança de pedágios em algumas estradas, como a Marechal Rondon (começa a operar em maio) e a Anhanguera-Bandeirantes (começa até dezembro), deverá estar informatizada.
A cobrança será feita via satélite ou rádio, semelhante ao método utilizado nos EUA e Canadá. Apesar de mais eficiente, esse sistema vai permitir que um motorista "fuja" do pagamento de pedágios.
O sistema é o seguinte: o motorista adquire uma espécie de "pager", que deverá ser vendido por lojas ou nas estradas.
O aparelho vai custar cerca de US$ 25, e o motorista, depois de se inscrever no sistema, deixará o "pager" ligado no carro quando estiver na estrada.
Quando o veículo passa pelos detectores nos pedágios, automaticamente é enviada uma mensagem de "gasto" a uma central de dados.
Essa mensagem será debitada imediatamente na conta bancária ou cartão de crédito do usuário. O sistema permite que carros sem o aparelho passem sem pagar. Hoje, sem dinheiro o motorista não passa no pedágio. Mas esses carros serão fotografados eletronicamente. Além do pedágio devido, eles também vão ser multados.
(RF)

Texto Anterior: Vencedor sai no final de julho
Próximo Texto: Castelo Branco ganha superposto de fiscalização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.