São Paulo, terça-feira, 11 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festival mostra "exotismo" do Oriente em San Francisco

ESPECIAL PARA A FOLHA, EM SÃO FRANCISCO

ADRIANE GRAU
A diversidade cultural e das lutas políticas que dominam o Oriente estão representadas nas produções do 15º Asian American Film Festival, que vai até quinta em San Francisco, Califórnia.
Na seleção estão, por exemplo, o polêmico "Islands of Fire", de Medea Benjamim e Maria Luisa Mendonça, e "A Mongolian Tale", de Du Yongling.
O primeiro mostra, por meio de negativos contrabandeados para fora do país, abusos de direitos civis no Timor Leste invadido pela Indonésia. O segundo é uma co-produção entre China e Mongólia e conta uma história de amor entre dois irmãos adotivos.
Entre os cem selecionados de 17 países aparecem filmes de Bangladesh, Líbano, Macau e Singapura, entre outros. São produções de baixo orçamento que mostram de forma única as culturas de países considerados exóticos.
Na noite de encerramento, será apresentado o polêmico "Fire", de Deepa Mehta. A diretora indiana causou furor no Festival de Toronto em setembro ao mostrar a história de amor que surge entre duas cunhadas na Índia contemporânea. Presas em casamentos arranjados e infelizes, Radha (Shaban Azmi) e Sita (Nandita Das) encontram na relação homossexual o carinho negado pelos maridos.
Filmes coreanos recebem atenção especial este ano. O país mostra que tem fôlego para produzir histórias vigorosas. O cineasta Jang Sung Woo é homenageado com uma retrospectiva de seus filmes, que inclui a estréia de "A Petal", feito no ano passado, e "Age of Success", de 1988.
Velho conhecido das telas por causa de seu papel em "A Ponte do Rio Kwai" (1957), o ator Sessue Hayakawa tem uma mostra de seus trabalhos menos conhecidos, como o curta "The Cheat" e o francês "J'Ai Tue".
O endereço do festival na Internet é: http://www.sirius.com/~naata/exhibit/fest97 e em http://www.channelA.com com clips.

Texto Anterior: Cultura exibe inédito com Glauber ator
Próximo Texto: Brasil mostra sua literatura em estande inédito na França
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.