São Paulo, terça-feira, 11 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA buscam terceiro suspeito de bomba em Oklahoma City

Denúncia é de testemunha que esteve com os dois réus do caso

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

A polícia federal dos EUA (FBI) está procurando uma terceira pessoa suspeita de ter participado da explosão de um edifício público em Oklahoma City que matou 168 pessoas e feriu mais de 500 em 19 de abril de 1995. O julgamento dos dois acusados até agora começa no próximo dia 31, na cidade de Denver, Colorado, oeste do país.
Segundo a revista "Time" e a rede de TV CNN, o procurado se chama Robert Jacques. Um corretor de imóveis de Cassville, Missouri, região Meio-Oeste, disse à CNN que Jacques, com Terry Nichols e Timothy McVeigh, os dois réus, esteve em 1994 em seu escritório para comprar uma propriedade em uma área remota.
William Maloney, o corretor, disse ter perguntado se eles procuravam um lugar para se esconder e ter ficado sem resposta. Maloney afirma não os ter mais visto, mas ter recebido telefonema de alguém que se identificou como McVeigh perguntando sobre o terreno.
O advogado de McVeigh, Stephen Jones, afirma que seu cliente não esteve em Missouri no outono de 1994, quando Maloney diz tê-lo encontrado naquele Estado.
A ex-mulher de Nichols, Lana Padilla, disse que ele havia conversado com ela sobre a possibilidade de comprar um terreno em Missouri ou Arkansas para plantar frutas, mas que ele nunca chegou a viajar com esse objetivo, que ela tenha conhecimento.
Segundo a "Time", o FBI espera que Jacques possa ajudar a reconstituir os passos de McVeigh e Nichols nas vésperas do atentado.
Porta-vozes do FBI não comentaram ontem a informação. A CNN chegou a veicular um retrato falado de Jacques.
(CELS)

Texto Anterior: FBI alertou Casa Branca sobre doações
Próximo Texto: Coréia do Sul aprova nova lei trabalhista; ONU julga por crime de guerra muçulmano bósnio; México escolhe novo chefe antidrogas; Reino Unido processa médico com Aids; Peru se retira de negociações com MRTA; Chirac quer escolas na Internet em 2000
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.