São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 1997
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Lotações x ônibus

ANTONIO CLÓVIS PINTO FERRAZ

As lotações constituem um modo de transporte bastante utilizado nos países menos desenvolvidos, onde o transporte público regulamentado por ônibus é deficiente. São peruas, microônibus e outros veículos, geralmente conduzidos pelo próprio proprietário.
A denominação varia conforme o país: "públicos" em Porto Rico, "por puestos" na Venezuela etc.
Basta olhar o que ocorre nas capitais de países latino-americanos para constatar a precariedade do transporte coletivo quando feito por veículos pequenos e de forma desregulamentada. A qualidade é sofrível: veículos malconservados, lotação excessiva, acidentes, elevados intervalos entre atendimentos, ausência de informações aos usuários, falta de integração.
Considerando que são necessárias cerca de dez peruas para levar a mesma quantidade de pessoas de um ônibus e que as lotações param para pegar passageiros em qualquer lugar, pode-se ter idéia do prejuízo para o trânsito e o meio ambiente. Outro ponto negativo é o elevado consumo de combustível por passageiro transportado.
Não resta dúvida de que o transporte por ônibus, adequadamente planejado e com prioridade no trânsito, é superior ao transporte por lotações. Por que, então, o número de lotações em São Paulo e outras capitais tem crescido tanto? Por três fatores: desemprego, ônibus com tarifas altas e baixa qualidade do transporte por ônibus.
Desemprego comove e tem de ter solução, que não passa pela substituição de ônibus por peruas. Velocidades maiores são conseguidas com o emprego de faixas exclusivas, priorização do transporte coletivo por ônibus e com viagens diretas. Melhoria da qualidade se obtém com planejamento e gerenciamento adequados e remuneração justa das empresas.
Tarifa alta é reflexo de custo elevado, lucro excessivo das operadoras e/ou falta de subsídio. Custo elevado pode ser decorrência de salários acima das possibilidades econômicas do país, encargos sociais e impostos excessivos e/ou baixas velocidades de operação. Lucro excessivo significa remuneração do capital das operadoras acima do mercado. Subsídio ao transporte é necessário para beneficiar as classes mais pobres.
Não há, então, espaço para o transporte por lotações nas grandes cidades? Há, de forma regulamentada e não-concorrencial com os ônibus. Como: com serviços de qualidade superior para usuários diferenciados e em rotas de baixa demanda, nas quais o transporte por ônibus seja inviável.
A regulamentação é imprescindível para evitar concorrência predatória, assim como a fixação de tarifas que possibilitem aos proprietários manter os veículos em bom estado, pagar impostos e trocar os veículos ao final da vida útil.
Os poderes públicos municipais devem estar atentos a esses aspectos para que a política de transportes seja a melhor para todos, não apenas para alguns grupos.

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