São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa separa Michelangelo e seu mito

CASSIANO ELEK MACHADO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

"Senhor me deu na Terra esta alma divina e neste corpo frágil a aprisionou."
As célebres palavras que Michelangelo Buonarroti (1475-1564) escreveu a respeito de si representam com maestria o retrato que o programa de TV "Michelangelo: Artist and Man" traça do artista florentino.
O documentário que o Canal de História/Superstation exibe hoje, às 20h30, esmiúça um dos raros casos da história das artes plásticas em que um gênio conviveu largamente com o reconhecimento de sua genialidade.
O documentário da série "Biography" se debruça sobre os rombos que o prestígio fenomenal de Michelangelo criou em seu caráter.
Em 1500, aos 25 anos, Michelangelo já carregava nas costas o peso de ter esculpido a "Pietà", uma de suas muitas obras-primas.
Sua consagração veio quando, aos 33 anos, largou temporariamente os cinzéis para se dedicar à pintura do teto da Capela Sistina.
Depois de inaugurar o afresco de 5.000 metros quadrados, com 33 painéis e 300 figuras, Michelangelo só voltou a pintar em grandes projetos aos 59 anos, quando cria o painel "Juízo Final", na mesma capela.
Este é considerado o trabalho mais ácido do artista. Ele pintou a profecia bíblica do julgamento divino sem poupar a si mesmo.
O artista se retrata como um amontoado de pele nas mãos de São Bartolomeu.
Além de detalhar os elementos "artísticos" da biografia de Michelangelo, o documentário retrata características da vida pessoal do escultor: a paixão homossexual pelo artista Tommaso Cavalieri, as poesias que o artista escreveu para exibir suas frustrações amorosas e artísticas e a relação com o pai, um "burocrata mesquinho".
Como próximas atrações, a série "Biography" apresenta a curiosa combinação de Sherlock Holmes -no dia 20- e Jesus -nos dias 27, 28 e 29.
(CEM)

Programa: Michelangelo: Artist and Man
Quando: Hoje, às 20h30
Canal: Superstation - TVA

Texto Anterior: Biografia de Cesaria Evora é lançada; James Bond é acusado de anticomunista; Jeanne Moreau edita canções de amor; Juan Gelman ganha prêmio na Argentina
Próximo Texto: Diretores do 'Faustão' depõem sobre 'Latininho'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.