São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Almoço de oscarizáveis aponta início das festas do prêmio

Concorrentes receberam certificados atestando indicações

ADRIANE GRAU
FREE-LANCE PARA A FOLHA, EM SAN FRANCISCO

As celebrações em torno do Oscar começaram oficialmente anteontem em Los Angeles quando os indicados aos prêmios da Academia se reuniram no tradicional Nominees Luncheon, almoço para 450 convidados no hotel Beverly Hilton.
Duas semanas antes da cerimônia de entrega das estatuetas, que este ano acontece no dia 24 de março, no Shrine Auditorium, as celebridades se reúnem em torno de um buffet para receber certificados atestando sua indicação para o prêmio.
A equipe do filme "O Paciente Inglês", recordista em indicações deste ano (12), voou de Paris no Concorde só para estar presente na comilança.
Billy Bob Thornton, concorrente nas categorias melhor ator e melhor roteirista por "Sling Blade", atravessou o país de trem. Ele mora em Nova York e tem medo de avião.
James Woods, que compete pelo Oscar de melhor ator coadjuvante por "Fantasmas do Passado", levou a mãe, o irmão e a cunhada a tiracolo.
Entre as ausências, a mais notada foi a de Barbra Streisand. Ela está em férias com o namorado Jim Brolin e avisou que também não estará presente na cerimônia para interpretar "I Finally Found Someone", tema do filme "O Espelho Tem Duas Faces" e concorrente ao Oscar de melhor canção original. Natalie Cole a substituirá no palco.
O apresentador da cerimônia, Billy Crystal, também não esteve presente no almoço. Ele está filmando "Father's Day" ao lado de Robin Williams.
Arrecadação de fundos
Não apenas os eventos oficiais para o qual são convidadas as celebridades agitam Hollywood na época do Oscar.
Há festas dos estúdios para as quais somente poucos e famosos privilegiados são convidados. Quem estiver disposto a desembolsar até US$ 1.000 pode roçar ombros com Elton John na festa que ele realiza para levantar fundos para a Aids Foundation.
As "benefit", como são conhecidas tais festas, se tornaram um negócio à parte. Ajudam causas variadas e são a chance para os que não foram convidados ou indicados aparecerem na imprensa.
O primeiro evento do tipo aconteceu em 1987 no hotel Mondrian em prol da El Rescate, uma associação de apoio a refugiados da América Central.
Atualmente, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood encabeça a lista organizando a Oscar Night America em várias cidades simultaneamente.
Quem não tem dinheiro nem para ir a festas nem para comprar comida pode contar com a sorte de receber um prato de quitutes intocados nas festas. O Oscar Night Food Rescue Project distribui a mendigos o que as celebridades não quiseram provar.

Texto Anterior: Recordista de sexo coletivo lança fita em SP
Próximo Texto: Centenário de vampiro será comemorado em todo o mundo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.