São Paulo, sexta-feira, 14 de março de 1997
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Sucesso se reflete em números

ADRIANE GRAU
ESPECIAL PARA A FOLHA, EM DANVILLE

Os números em torno do sucesso da tira Dilbert não param de crescer e engordam a conta bancária de Scott Adams, de seus editores e dos fabricantes dos 45 produtos licenciados com seus personagens.
Lançados em 1989, os quadrinhos de Adams são os que mais crescem nas mãos da United Media, o sindicato que comercializa as tiras dele e de "Snoopy", "Calvin e Haroldo" e outros.
Dilbert é traduzido para 17 línguas e publicado em 1.550 jornais, inclusive a Folha, atingindo 150 milhões de pessoas diariamente.
Adams foi o primeiro desenhista a colocar o e-mail à disposição dos leitores. Ele afirma ler todas as mensagens, responder quando possível e buscar inspiração nas histórias relatadas por seus fãs.
Seu website (http://www.unitedmedia.com) chama-se "The Dilbert Zone" e é acessado por 4 milhões de pessoas a cada semana.
Na lista de 45 artigos com seus personagens há de bonecos a mousepads. Em breve chegarão às lojas uma linha de canetas e acessórios para escritório.
Foi no mercado editorial que ele constatou seu sucesso, liderando a lista dos mais vendidos do jornal "The New York Times" e assinando um contrato para cinco livros.
Ele se recusa a revelar o valor, mas as especulações do mercado indicam que pelo menos US$ 15 milhões vão tilintar em sua conta bancária até o ano 2000.
(AG)

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