São Paulo, sexta-feira, 14 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ainda o jambu, erva que viaja pela Internet

NINA HORTA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Quando minha filha Dulce tinha uns oito anos de idade, encasquetou que queria aprender a tocar violão. Horas depois, criança mimada dos anos 70 tinha violão brilhando de novo e professora a postos. Fiquei assistindo à aula de longe. Lá pelo meio ela começou a me fazer sinais convulsivos, mímicas indecifráveis.
Quando a professora saiu da sala por uns minutos, ela desabafou, indignada: "Não quero mais, mãe, eu não sabia dessa mão esquerda, pensava que era só a direita pra cima e pra baixo!".
Aconteceu o mesmo comigo, já velhota. Vi há uns cinco anos um laptop com Sylvio filho. Foi amor à primeira vista. Era aquela belezura o que eu mais precisava na minha vida. Mesmo que não servisse para nada, enfeitaria os meus dias, tão bonito o design.
Amigos, confesso que chorei de raiva. Não era possível, como decorar aquilo tudo? Exatamente o equivalente da mão esquerda do violão.
Capricórnio, signo teimoso, foi me empurrando, e quando aprendi as senhas infernais apareceram os ícones.
Menos mal. Fui usando como máquina de escrever.
Pois bem, me arrastando no tempo cibernético como um dinossauro que perdeu o bonde, escrevi uma crônica chinfrim sobre o jambu -erva chinfrim- e estampei debaixo meu endereço nas estrelas.
Como a Emília de Monteiro Lobato, que mandava suas mensagens nas asas de uma borboleta, mandei meu pedido de colaboração em qualquer campo da culinária por meio das folhas do jambu, Spilanthes, agrião-do-Pará, conhecido por muitas alcunhas.
Meninos, acreditem, eu vi. O jambu é erva invasora, se espalha pelo jardim em fortes cordões, não há obstáculo que não pule na sua jornada. É claro que não mudaria seu comportamento só por estar plantada entre cabos, fios de telefone, satélites.
No dia seguinte começaram a pipocar mensagens. Corei pela audácia do agrião-do-Pará.
Subject-jambu, a erva-from São Paulo. Jambu medicinal (subject-Jambu), from Universidade Federal de Santa Catarina (jambu intelectual).
Subject-Ervas-from Alto de Pinheiros (Jambu vizinho).
Subject-Jambu-from Diplomatic Service, Stockholm, Sweden. Quer sementes de jambu para plantar na sua varanda de Estocolmo! (agente secreto saudoso).
Subject-oferece bibliografia sobre culinária from São Carlos, Califórnia (jambu generoso).
Um pouco incongruente os talos da Spilanthes unindo Estocolmo, Baependi, Califórnia. Valeu.
Atrasada, mas em tempo, me curvo comovida à erva que viaja por satélites. E agradeço aos internautas prometendo respostas rápidas e pedindo informações. Quem quer saber das coisas sou eu, senhoras e senhores escondidos nas faculdades, agarrados às teses... O que comiam os índios? Qual a origem do pastel de feira? Fogões e utensílios do Brasil... vamos lá!

E-mail ninahort@sanet.com.br

Texto Anterior: Serenidade marca pizzaria Mastroianni
Próximo Texto: Londres inaugura cidade do vinho às margens do Tâmisa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.