São Paulo, segunda-feira, 17 de março de 1997
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Pesquisa guia exame do Idec

DA REPORTAGEM LOCAL

Para a escolha dos produtos a serem analisados, o instituto realiza uma pesquisa de mercado em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
A escolha também leva em consideração os produtos mais consumidos e as sugestões e reclamações de seus associados.
As marcas devem representar, no conjunto de amostras, pelo menos 50% das existentes no mercado.
Os produtos são avaliados comparativamente de acordo com normas brasileiras ou estrangeiras, nos quesitos saúde, segurança, desempenho e informação.
Os testes são feitos em um dos 15 laboratórios conveniados ao instituto.
Segundo Sezifredo Paulo Paz, a avaliação dos produtos não se resume à adequação das normas.
Ele afirma que, após serem analisados em laboratório, os produtos vão para o Idec, onde uma equipe de especialistas realiza testes práticos, simulando situações do dia-a-dia.
Nessa fase, observa-se a adequação do produto às necessidades do consumidor -aspectos ergonômicos (adaptação ao corpo humano), praticidade e consumo de energia, entre outros fatores.

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