São Paulo, segunda-feira, 17 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O setor está de mudança

MARCELO CHERTO

Recebi dois e-mails de leitores indagando se é verdade que "o franchising no Brasil não dura mais cinco anos" (???).
A resposta é não. A meu ver, o franchising, aqui e lá fora, está ingressando numa nova fase, num novo patamar. Como, aliás, ocorre com a economia e empresas no mundo inteiro. Não se trata de uma "crise". Uma crise é um fenômeno passageiro. Tampouco será o "fim do franchising". Vamos testemunhar uma mudança de paradigmas. A evolução das franquias de formato de negócio para algo mais avançado.
Não estou pregando que se proceda a tal mudança. Estou apenas constatando: a mudança vem aí. E é natural que ocorra. Afinal, uma organização de franchising é um sistema complexo, na medida em que um número razoavelmente grande de agentes independentes (o franqueador, funcionários, fornecedores, franqueados, seus funcionários, seus familiares, os consumidores etc.) interagem o tempo todo, de várias formas, com os mais variados objetivos e linhas de ação. E os sistemas complexos tendem à auto-adaptação, buscam se aperfeiçoar para tirar o melhor proveito de cada situação.
Tomemos como exemplo um outro sistema complexo, o cérebro humano, que está permanentemente organizando e reorganizando seus bilhões de conexões neurológicas, de modo a aprender a partir das experiências vividas.
Seria sábio alguém pretender ignorar as lições aprendidas por uma parcela significativa de seu cérebro? A resposta, óbvia, é não.
Por que motivo, então, uma organização de franchising deveria deixar de aproveitar as experiências vividas por uma boa parcela de seus integrantes e as lições daí extraídas? Para poder sobreviver num ambiente em constante mudança, as espécies têm sido forçadas a evoluir, por meio do aprendizado contínuo. Por que seria diferente com as organizações empresariais, inclusive as redes de franquias?

E-mail: marcelo.cherto@franquia.com.br

Texto Anterior: Um raro prazer
Próximo Texto: Crescem pedidos de máquinas para bebidas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.