São Paulo, terça-feira, 18 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Procuradoria quer indiciar Nahoum

Pedido atinge dono da empresa ADS

FÁBIO SANCHEZ
DA REPORTAGEM LOCAL

A Procuradoria a Justiça Federal pediu ontem a abertura do primeiro inquérito sobre as investigações da CPI dos Precatórios.
A procuradora Denise Abade, da 4ª Vara Federal, pediu à Polícia Federal, além da abertura de inquérito, o indiciamento dos empresários Fábio e Mauro Nahoum, donos do Banco Vetor, e de Antônio De Salvo, dono da empresa ADS Assessoria de Comunicação.
Eles são apontados como suspeitos de tráfico de influência no Senado. A CPI localizou um contrato entre o banco e a empresa no qual a ADS se compromete a "neutralizar"os trabalhos da CPI.
Também serão indiciados os donos da Internac, que teria trabalhado em conjunto com a ADS no Senado. O objetivo das empresas era realizar contatos junto a jornalistas e senadores para divulgar informações favoráveis ao banco.
A abertura do inquérito foi solicitada ao procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, pelo presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães (PFL-SP), logo após a localização do contrato no escritório da ADS em São Paulo.
Após a divulgação do contrato, o advogado do banco, Felipe Amodeo, disse que o documento apresentado pela CPI seria falso.
A Procuradoria também formou um grupo de quatro procuradores que passará a acompanhar os trabalhos da CPI. Eles pedirão à PF cópias dos depoimentos feitos a pedido da CPI e pretendem acompanhar algumas diligências.
Novo depoimento
Depôs ontem na PF José Sérgio de Castro Gonçalves, diretor da empresa Brasinca Industrial, destinatária de um cheque de R$ 33 mil de Fausto Solano Pereira, dono da empresa Boa Safra.
Gonçalves disse que recebeu o cheque da corretora de câmbio Procap, em pagamento por dólares que seriam sobras de viagem de seus funcionários.
A Folha esteve na Procap, onde um funcionário chamado Odair disse que desconhece Gonçalves e a Brasinca e que a Procap nunca se relacionou com Solano.

Texto Anterior: Vale abre empresas em paraíso fiscal e realiza 'sonegação legal'
Próximo Texto: Governadores dizem que não temem CPI
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.