São Paulo, terça-feira, 18 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CUT entrega a FHC documento criticando política ambiental

MÁRIO MOREIRA
DA SUCURSAL DO RIO

A direção da CUT (Central Única dos Trabalhadores) pretende entregar hoje ao presidente Fernando Henrique Cardoso, no Rio, um documento condenando a atuação do governo na questão ambiental.
FHC fará uma palestra sobre a política ambiental brasileira, às 17h, na conferência Rio+5.
O coordenador nacional de meio ambiente da CUT, Pedro Ivo Batista, disse que não está prevista manifestação de trabalhadores, já que o hotel Sheraton, onde acontece a Rio+5, não tem espaço para grandes aglomerações.
A "Avaliação da CUT sobre a Política Ambiental Brasileira", um texto de uma página, sustenta que não existe, de fato, uma política para o meio ambiente.
"O governo não tem uma estratégia, mas apenas atuações pontuais", disse Pedro Ivo Batista.
Na avaliação da CUT, a criação, por decreto presidencial, da Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional não representa avanços.
Segundo a entidade, o fato de a comissão ser vinculada à Câmara de Políticas dos Recursos Naturais, composta por ministros, e não ter poder deliberativo mostra a "verdadeira intenção do governo: excluir a sociedade civil e os trabalhadores das discussões".
Batista afirmou que o problema ambiental mais sério atualmente no Brasil é o da Amazônia, onde estariam atuando madeireiras asiáticas que utilizariam trabalho escravo e fariam contrabando de madeira para o exterior.
Outros problemas ambientais que necessitam de atuação imediata do governo, segundo a CUT, são a extinção da Mata Atlântica, a devastação do cerrado e a desertificação no Nordeste. A CUT defende a intervenção governamental para a reforma urbana, no sentido de melhorar a qualidade de vida nas cidades, e a reforma agrária.

Texto Anterior: Organismo pede projeto contra gás
Próximo Texto: São Bento vira modelo para deficientes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.