São Paulo, terça-feira, 18 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba a história do prêmio e tente adivinhar os vencedores

MARIANE MORISAWA
DA REDAÇÃO

Qual o último filme preto-e-branco a ganhar o Oscar? Quem é a atriz que mais recebeu estatuetas? E o filme? Quem gosta de cinema pode encontrar as respostas a essas perguntas no livro "70 Anos do Oscar", de Francisco Alves Pereira Filho, lançado pela editora Relume-Dumará.
Na verdade, quem está completando 70 anos é a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que criou o prêmio. No dia 19 de março de 1927, 36 diretores, atores e atrizes, entre os quais Douglas Fairbanks, Louis B. Mayer, Mary Pickford e Irving Thalberg, fundaram a instituição.
A primeira cerimônia, entretanto, só se realizou em 18 de fevereiro de 1929. Mas o nome Oscar foi utilizado pela primeira vez na premiação de 1932.
O autor traz em seu livro tabelas com todos os vencedores dos Oscar de melhor filme, direção, produção estrangeira, ator, atriz, ator coadjuvante e atriz coadjuvante.
Além dos dados estatísticos -você sabia que somente três faroestes venceram o prêmio?-, o livro traz curiosidades, como o discurso mais longo e o mais curto, e histórias de bastidores.
No primeiro capítulo, "Nascimento e Evolução do Oscar", o autor apresenta um pouco da história do prêmio, os critérios para a indicação e a escolha dos vencedores.
Depois, o livro se debruça sobre algumas categorias específicas: melhor filme, diretor, filme estrangeiro, ator e atriz, ator e atriz coadjuvante.
Outro capítulo traz cem perguntas e respostas sobre o prêmio e sobre cinema em geral.
Há ainda uma parte listando todos os vencedores do Oscar divididos pelo ano de premiação.
E o autor ainda presta uma homenagem a quem ele considera o maior gênio do cinema de todos os tempos: Charles Chaplin, que recebeu somente dois Oscars especiais (um em 1929 e outro em 1972). Foi indicado apenas três vezes: duas como ator (em 1929, por "O Circo", e em 1940, por "O Grande Ditador"), e uma como diretor ("O Circo").
O leitor atento poderá descobrir a linha seguida pela academia, e, assim, tentar descobrir quem ganhará o Oscar neste ano.

Livro: 70 Anos do Oscar
Autor: Francisco Alves Pereira Filho
Lançamento: Relume-Dumará
Quanto: R$ 27 (172 págs.)

Texto Anterior: Fiennes provoca paixões
Próximo Texto: Números revelam os lucros do prêmio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.