São Paulo, quarta-feira, 19 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nouvelle vague influenciou

EDIANA BALLERONI

especial para Folha, em Miami
O roteiro de "Bonnie & Clyde", de David Newman e Robert Benton, foi completamente influenciado pela teoria do cinema de autor.
François Truffaut e Jean-Luc Godard foram cogitados para fazer o filme. Truffaut não falava inglês, e "acharam que Godard era muito louco", segundo Newman.
Na época, Truffaut mencionou o roteiro a Warren Beatty, que estava em Paris. Beatty voltou aos EUA e ligou para Newman.
"Quando atendi o telefone e a pessoa disse que era Warren Beatty e que ele queria comprar o roteiro, produzir e estrelar o filme, eu dei risada. Achei que era um trote de algum amigo."
Beatty achou que o diretor tinha de ser norte-americano. Ele já havia trabalhado com Arthur Penn e achou que era a pessoa ideal. Nunca se entendeu muito bem como a Warner aceitou fazer um filme revolucionário e violento. "Beatty levou um 'pacote' pronto à Warner, que confiou no projeto e não se deteve sobre o roteiro", contou Arthur Penn.
O diretor disse à Folha que o filme custou US$ 2,4 milhões e rendeu aproximadamente US$ 30 milhões.
Apesar de toda a controvérsia que causou, foi indicado a nove Oscars, ganhando dois (melhor fotografia e atriz coadjuvante).
Penn disse que sua intenção ao colocar tanto sangue na tela era mostrar que, quando se leva um tiro, há muito sangue e dor física. "E não repetir aqueles chavões de gângsteres que levam tiros e saem andando."
Hoje todo o elenco de "Bonnie & Clyde" é reconhecível, mas, com exceção de Warren Beatty, eram todos ilustres desconhecidos. Faye Dunaway e Gene Hackman haviam feito apenas pontas antes.
Foi o primeiro filme de Gene Wilder e de Estelle Parsons, que ganhou o Oscar por sua atuação.
"Bonnie & Clyde" é uma obra perene. Depois de 30 anos -e de muito mais sangue e violência nas telas e nos jornais-, ainda emociona.
A cena final, quando os jovens delinquentes são emboscados, "agarra" o espectador pelo estômago.
(EB)

Texto Anterior: 'Bonnie & Clyde', 30, recebe homenagem
Próximo Texto: Modelo se apresenta nua em programa de Hebe Camargo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.