São Paulo, sexta-feira, 21 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pitta diz que carta não estabelece vínculo

DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito de São Paulo, Celso Pitta, disse ontem que a carta ao banco Vetor divulgada pela CPI dos Precatórios não tem nada de excepcional. Ele acusou a CPI de "sensacionalismo".
Segundo Pitta, trata-se de um procedimento padrão adotado em todas as negociações de títulos da prefeitura. Operações semelhantes foram feitas com vários outros bancos, disse Pitta, citando Real e Bradesco como exemplos.
Segundo o prefeito, que na época da carta (27.set.95) era secretário das Finanças, a operação deu lucro. Leia as declarações de Pitta:
*
Pergunta - Com relação a esta carta que teria sido enviada ao Banco do Brasil, o que é isso? Para que serviu?
Celso Pitta - Este é um ofício padrão de autorização de operação de títulos municipais. Esta operação, em particular, revestiu-se de lucratividade expressiva para a prefeitura. Esses títulos foram colocados com uma taxa de 0,41%, quando o próprio Banco do Brasil estava cobrando da prefeitura entre 0,50% e 0,55%. Essa operação permanece rentável até a data de hoje, porque hoje, o Banco do Brasil cobra da prefeitura 0,50%. Essa operação, na origem de 0,41%, foi uma decisão correta e lucrativa, não só na origem, como tem sido até agora.
Pergunta - Com quais outros bancos o sr. fazia essas operações?
Pitta - Os bancos é que decidiram operar com títulos da prefeitura. Eu volto a lembrar que a decisão de negociação é do mercado financeiro, não é da prefeitura. Uma instituição decide ter determinados títulos em carteira por decisão própria. Elegeu (os) da prefeitura e essa operação se deu através do próprio Banco do Brasil, que é o custodiante daquela carteira.
Pergunta - Esse tipo de carta o sr. fez para outros bancos também?
Pitta - Inúmeras. Todas as operações com títulos municipais têm que ter a autorização do secretário.
Pergunta - A CPI usa esta carta para fechar um vínculo entre o sr. e o banco Vetor, que o sr. nega.
Pitta - Então, teremos que estabelecer vínculos com o Bradesco, Real, com todas as instituições que a prefeitura tem os seus títulos. São operações padrão de mercado.

Texto Anterior: Ofício autorizou operação de R$ 70 mi
Próximo Texto: Defesa de Pitta sobre viagem é incompleta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.