São Paulo, sexta-feira, 21 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil fica em 88º lugar, em 150

DA REPORTAGEM LOCAL

A edição de 97 do relatório "Situação Mundial da Infância", produzido anualmente pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), aborda o trabalho infantil e cita várias vezes o Brasil, tanto pela exploração das crianças quanto por ações existentes contrárias a essa condição.
Na classificação geral dos indicadores de qualidade de vida infantil, o Brasil ficou em 88º lugar, entre 150 nações. O critério utilizado foi a mortalidade infantil.
Com 60 mortes por 1.000 nascidos, o país ficou atrás de países de economia menos desenvolvida, como a Albânia e o Paraguai.
Fornos de carvão vegetal no Mato Grosso do Sul e Bahia, plantações de cana-de-açúcar no Nordeste e Espírito Santo e cultura de algodão no Paraná são alguns dos cenários do trabalho infantil no Brasil criticados no documento.
No âmbito dos projetos voltados para a infância, a Unicef destaca o Projeto Axé, que trabalha com crianças de rua de Salvador, na Bahia, e a Fundação Abrinq, que atrai empresas para esse assunto.
O relatório elogia também o Estatuto da Criança e do Adolescente e a legislação existente no Brasil. Também destaca o trabalho do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, que agrega órgãos governamentais e extra-oficiais.

Texto Anterior: Vendedor-mirim repete na escola
Próximo Texto: CNBB critica ensino religioso da LDB
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.