São Paulo, sexta-feira, 21 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CNBB critica ensino religioso da LDB

Igrejas terão que cuidar das aulas

PAULO SILVA PINTO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) criticou ontem o ensino religioso estabelecido pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).
Segundo a lei, sancionada em 96, o ensino religioso deve ser oferecido nas escolas públicas sem ônus ao Estado. As igrejas e instituições religiosas devem se responsabilizar pelas aulas, que serão oferecidas opcionalmente ao alunos.
Para d. Lucas Moreira Neves, presidente da CNBB, o ensino religioso deveria ser de responsabilidade do Estado. O bispo d. Demétrio Valentini, que participou da reunião da cúpula da CNBB ontem, disse que "o ensino pelas igrejas pode gerar proselitismo religioso dentro das escolas".
O Ministério da Educação apoiou o texto da LDB do senador Darcy Ribeiro (PDT-RJ), já morto, que determina que o ensino religioso não seja pago pelo Estado.
D. Lucas Moreira Neves disse que pretende falar com o ministro Paulo Renato Souza (Educação) sobre o assunto. A Folha apurou que a CNBB quer apoio do governo para alterar a lei.
(PSP)

Texto Anterior: Brasil fica em 88º lugar, em 150
Próximo Texto: Globalização afeta saúde, diz médica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.