São Paulo, sexta-feira, 21 de março de 1997 |
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Encontros e oficinas são marca do evento
LUIZ ANTÔNIO RYFF
"Eu sou sempre convidado para esses festivais. E a gente chega, vai para o hotel, sobe no palco e vai embora sem conhecer ninguém, sem nenhuma troca com os outros músicos", compara Naná. No Percpan, todos os músicos convidados estrangeiros -e alguns brasileiros- participam das oficinas e dos encontros com os músicos locais. Naná Vasconcelos deu o exemplo e foi o primeiro a fazer sua oficina, na terça. Ele mostrou como usar o próprio corpo e voz como instrumentos percussivos. Na quarta foi a vez dos porto-riquenhos do Rhythm Explosion Caribean e dos balineses do Bharata Muni fazerem suas oficinas. Os 13 músicos e as duas bailarinas do Bharata Muni fizeram sucesso em sua oficina ensinando um ritmo da ilha. Eles explicaram que a música de Bali é diferente da do resto da Indonésia. E que, apesar de bastante tradicional, ela aceita modernizações ou inovações. Mostraram alguns instrumentos que haviam sido modificados na segunda metade do século. A platéia ficou curiosa com os instrumentos, como o kajar (gongo chaleira), kendang (tambor de duas cabeças), kempur (gongo pequeno), tawa-tawa (gongo pequeno tocado na horizontal). No final, a platéia pôde tocar os instrumentos do grupo. Com paciência, os balineses ensinavam a maneira de se bater nos instrumentos. Terreiro Na tarde de quarta, os balineses foram ao Ilê Axé Opo Afonjá, um dos principais terreiros de candomblé de Salvador. "Nós trouxemos o Bharata Muni aqui porque eles têm a mesma dimensão. É um grupo de cunho religioso", disse Gilberto Gil. Gil e o escritor Ildásio Tavares explicaram as origens e funcionamento da religião e a história do terreiro para os balineses. "Aqui é uma típica comunidade africana, com acomodações coletivas", dizia o escritor, apontando para uma das casas. (LAR) Texto Anterior: Candomblé; Naná e U2; U2 e Naná; Bahia com H; Insônia; Cadência baiana; Rei do rock; Brasil Legal; Espelhinho Próximo Texto: Nick Cave se rende às canções de amor Índice |
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