São Paulo, sábado, 22 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Receita quer mudar sigilo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Receita Federal deverá finalizar na próxima quinta-feira o projeto de lei que quebra parcialmente o sigilo bancário. O texto deverá ser encaminhado ao Congresso Nacional no início de abril.
Segundo Paulo Baltazar Carneiro, secretário-adjunto da Receita Federal, o projeto prevê que os bancos informem ao Fisco, por meio do Banco Central, todas as movimentações que superem determinada cifra -ainda não divulgada.
Os bancos também teriam autonomia para passar informações à Receita sobre as movimentações de cifras menores, mas suspeitas de fazerem parte de operações de lavagem de dinheiro.
Com base nessas informações, a Receita poderá iniciar a fiscalização sobre os titulares das contas. Esse modelo é o que vigora atualmente nos EUA.
"Os bancos são essenciais para descobrir o esquema de lavagem de dinheiro e para pará-lo", disse ontem Thomas Brown, chefe do departamento de narcóticos e lavagem de dinheiro do IRS (Internal Revenue Service), o fisco dos EUA.

Texto Anterior: CPI já sabe quem recebeu dinheiro
Próximo Texto: Assembléia de AL rejeita pedido de impeachment
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.