São Paulo, sábado, 22 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País proíbe clones humanos

ESPECIAL PARA A FOLHA

As dúvidas trazidas pelo avanço da engenharia genética não atormentam só os especialistas brasileiros.
O mundo inteiro está à procura de soluções e experimentando formas de controle.
Diante de princípios como o da inviolabilidade da vida, da dignidade humana e da individualidade, já surgiram campanhas mundiais para que todos os países instituam leis que proíbam a clonagem de seres humanos.
Na Alemanha, uma lei de dezembro de 1990 diz que é crime a criação de clone humano e sua implantação no útero de uma mulher. A punição é de cinco anos de prisão.
A lei alemã disciplina a proteção aos embriões e prevê oito crimes e uma infração administrativa (conservar um embrião ou um óvulo humano sem ser médico).
Carlos Romeo-Casabona, professor de direito e genoma humano da Universidade de Deusto (Espanha), afirma que o direito penal em genética precisa de uma nova mentalidade. Para ele, o legislador tem de legislar por pouco tempo, porque a ciência avança muito rapidamente.
Romeo-Casabona lembra que, além das normas éticas e penais, são necessárias normas administrativas para controlar as atividades em desenvolvimento e garantir a saúde. "São mecanismos com respostas mais rápidas e mais eficientes (como multas ou fechamento de laboratórios) às possíveis infrações".

Texto Anterior: O que diz a lei
Próximo Texto: O julgamento do prefeito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.