São Paulo, sábado, 22 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil é o sexto país em casos

DANIELA FALCÃO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Brasil é o sexto país do mundo em casos de tuberculose, perdendo só para Índia, Indonésia, China, Filipinas e Paquistão.
Segundo a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), mais de 75 mil pessoas morreram em decorrência da tuberculose na América Latina e no Caribe em 1995, e cerca de 400 mil contraíram a doença. Metade dos casos ocorreu no Brasil, Peru e México.
A cada dia, cerca de 1.100 pessoas adquiriram a doença na região, e mais de 200 morreram. Na última década, houve aumento no número de casos registrados da doença na América Latina.
Argentina, Brasil e Cuba são citados pela Opas como países que estavam "vencendo a luta contra a tuberculose", mas cujos índices de incidência da doença voltaram a crescer desde 1990.
Segundo a Opas, cinco fatores são responsáveis pelo recrudescimento da tuberculose na região.
O primeiro é a falência da infra-estrutura de saúde pública, que prejudicou a eficácia dos programas de controle da doença.
O aprofundamento da crise econômica fez com que crescesse o número de pessoas mal alimentadas e vivendo em condições de saneamento precárias.
A terceira causa é a expansão da epidemia de Aids no continente. Portadores do vírus HIV são 30 vezes mais propensos a contrair a doença. O aumento dos movimentos migratórios e o envelhecimento da população também contribuíram.
(DF)

Texto Anterior: Combate à tuberculose não é priorizado
Próximo Texto: Planos devem pagar ao SUS, diz ministro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.