São Paulo, sábado, 22 de março de 1997
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Preços voltam a subir nos supermercados

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

Esta semana foi mais um período de alta de preços em São Paulo. Os produtos comercializados nos supermercados ficaram, em média, 0,18% mais caros, enquanto nos hipermercados o aumento médio foi de 0,84%.
Com esses novos aumentos, os reajustes acumulados neste ano sobem para 5,1% nos supermercados e 4,1% nos hipermercados, conforme pesquisa do Datafolha.
A pesquisa coleta semanalmente preços de cem itens nos setores de alimentos, produtos de higiene e artigos de limpeza. Nesta semana foram feitas 7.191 tomadas de preços nos 18 supermercados e 18 hipermercados incluídos na pesquisa do Datafolha.
As maiores altas, como mostram também as pesquisas da Fipe e do Procon/Dieese, estão entre os produtos industrializados. Nesta semana, os paulistanos pagaram 2% mais pelos produtos de limpeza e 1,3% mais pelos de higiene.
A alta atingiu também os alimentos industrializados, como o café. A pressão nesse setor, não entanto, está diminuindo.
Os alimentos semi-elaborados, em alta nas semanas anteriores, já começam a cair. As maiores quedas são para os cereais. O aumento de oferta desses produtos, devido ao período de safra, forçou a baixa 1,3% no preço do arroz e de 0,6% no do feijão.
A carne também não se sustentou, registrando queda de 0,3%.
O custo da cesta básica, que está registrando período de recordes, fechou a semana com alta de 1,57%, segundo pesquisa do Procon em convênio com o Dieese.
Páscoa
Pesquisa da Sunab mostra que os paulistanos que quiserem fazer economia na Páscoa têm de pesquisar preços. Os ovos de Páscoa chegam a ter diferença de até 62% de um estabelecimento para outro. A menor diferença foi de 19%.
A Sunab divulgou, também, acompanhamento de preços dos peixes. Nesse caso, as diferenças chegam a 177% entre o menor e o maior valor registrado para o mesmo tipo de peixe.
O bacalhau, um dos itens mais consumidos nesta época do ano, registrou variação de até 135% de um estabelecimento para outro.

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