São Paulo, segunda-feira, 31 de março de 1997 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
UD mostra tops de linha a partir de 5ª Classe A atrai indústria DANIELA FERNANDES
Os 550 mil visitantes esperados irão ver que os artigos de linha branca (geladeiras, fogões, máquinas de lavar e microondas) ganharam tamanho, capacidade e design mais sofisticado. Os de áudio e vídeo terão telas maiores e retangulares, além de inovações tecnológicas que dão melhor performance. O preço é mais elevado, mas isso não inibe tanto o consumidor devido às facilidades atuais de pagamento, dizem os fabricantes. Sua principal meta neste ano é agregar maior valor aos seus produtos, entrando em um segmento até então pouco explorado no Brasil: o de geladeiras a R$ 4.500, microondas a R$ 1.100 e TVs de 55 polegadas que custam R$ 7.500. A Folha ouviu seis grandes indústrias -Multibrás (dona das marcas Brastemp e Cônsul), Electrolux, Sharp, Samsung, JVC, GE (que entrou no ano passado no segmento de linha branca). Elas confirmam que o mercado de produtos mais sofisticados apresenta potencial de crescimento. "O consumidor está exigindo artigos de maior valor agregado e com mais tecnologia. Ele observa melhor a relação custo/benefício de um produto. As facilidades de pagamento favorecem a compra", diz José Roberto da Fonte, gerente de marketing da Sharp. A empresa vai começar a atuar também no segmento de linha branca. "A idéia é trazer alguns produtos até o primeiro semestre de 98. Estudamos ainda a possibilidade de produzí-los aqui." A Sharp apresentará um microondas que tem 117 receitas na memória (R$ 1.100), uma geladeira/freezer revestida em aço inox (R$ 4,500) e uma câmera fotográfica digital que pode ser acoplada ao computador. Ela estará à venda até o final de 97 por R$ 2.800. Multibrás A Multibrás também estará mostrando produtos sofisticados, que estarão no mercado a partir do segundo semestre de 1997. "Estamos entrando na classe A, complementando nossa linha e explorando outros segmentos do mercado", diz Ricardo Etchenique, diretor comercial da empresa. A Brastemp terá três novas linhas. A primeira será de refrigeradores, lava-louças e fogões revestidos em aço inox, "seguindo tendência européia", afirma. Uma outra terá "american style": lavadoras e secadoras para nove quilos de roupas e uma geladeira "side by side", com duas portas laterais -geladeira e freezer- de 700 litros. A Brastemp terá ainda uma linha de embutíveis (para cozinhas planejadas) e fogão de vidro cerâmico. A Cônsul irá lançar um condicionador de ar com controle remoto e uma secadora de roupas com capacidade para dez quilos. Electrolux A Electrolux, como a Brastemp, aumentou a capacidade das lavadoras de roupa, que será de oito quilos (R$ 690). A empresa lança também uma geladeira "side by side" de 800 litros, que vai custar cerca de R$ 4.000. "A metade das vendas de geladeiras da Electrolux é de apenas um modelo, de 260 litros, que custa em torno de R$ 450. Estamos diversificando nossa linha", diz Milton Magnani, diretor comercial. A maior novidade da Electrolux na UD será a linha de fogões embutidos e de vidro cerâmico importados, que deverão estar no mercado no próximo ano, diz. A empresa investiu US$ 20 milhões no lançamento e pesquisas para criar novas linhas. 48ª UD -Feira Internacional de Utilidades Domésticas - de 3 a 13 de abril (dias 3 e 4 fechado ao público). De segunda a sexta das 14h às 22h. Sábado e domingo das 13h às 22h. No Pavilhão de Exposições do Anhembi, em SP. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (para crianças até 12 anos) Texto Anterior: 'Nada melhor do que o tempo' Próximo Texto: Restrição às importações não preocupa indústrias Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |