São Paulo, quarta-feira, 2 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

STF devolve pedido de intervenção

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O STF (Supremo Tribunal Federal) determinou ontem a devolução ao TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo de um pedido de intervenção federal no Estado, por suposta irregularidade no pagamento de precatórios.
A devolução, determinada por despacho do presidente do STF, Sepúlveda Pertence, ocorrerá para que o TJ refaça o cálculo de atualização dos precatórios, para confirmar se o Estado está efetivamente em débito.
A decisão retarda julgamento do STF sobre esse pedido de intervenção e pode favorecer o governo estadual, caso o TJ confirme não haver débito, após o recálculo do valor.
A Folha apurou que Pertence deverá adotar esse mesmo procedimento em relação a outros processos. Há mais de 600 pedidos de intervenção no STF.
O recálculo foi sugerido pelo Ministério Público, com base no julgamento, pelo próprio STF, de ação direta de inconstitucionalidade que o governo estadual ajuizou contra o TJ.
Segundo o governo estadual, o TJ teria aplicado indevidamente índices de correção na atualização dos precatórios. Os supostos valores equivocados teriam gerado os pedidos de intervenção.
A atualização é necessária porque é feita muito tempo após a execução no juízo de primeira instância. Esses precatórios, que serão objeto de apreciação no STF, são anteriores ao Plano Real.

Texto Anterior: Venda de Pitta a Vetor deu prejuízo a SP
Próximo Texto: Ministério investiga fundos de pensão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.