São Paulo, quinta-feira, 3 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pefelista luta por manutenção do IPC

Extinção depende de aprovação do Senado

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O senador Edison Lobão (PFL-MA) foi eleito ontem o novo presidente do IPC (Instituto de Previdência dos Congressistas) dizendo que lutará contra a extinção da entidade, responsável pela aposentadoria dos parlamentares e de funcionários do Congresso.
Lobão será presidente do IPC pelos próximos dois anos. O ex-presidente, Heráclito Fortes (PFL), também era contra a extinção, aprovada pela Câmara.
O novo presidente anunciou que vai apresentar emenda ao projeto da Câmara, "corrigindo distorções" do atual sistema de aposentadoria especial.
Atualmente, o Congresso repassa ao IPC o valor correspondente ao dobro do que cada parlamentar ou servidor contribui. Em sua emenda, Lobão vai reduzir a participação do Congresso, que passaria a ser igual à do beneficiário.
O parlamentar tem direito a receber aposentadoria especial proporcional pelo IPC com no mínimo 50 anos de idade e após oito anos de contribuição.

Texto Anterior: Relator amplia idade mínima para 65 anos
Próximo Texto: FHC cede e mantém privilégio na reforma
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.