São Paulo, quinta-feira, 3 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Texto irônico lembra filme

Le Monde
Paris

DO "LE MONDE"

O jornal francês "Le Monde" comparou, em sua edição de ontem, os policiais militares envolvidos nos casos de tortura, extorsão e assassinato em Diadema com o personagem de cinema Rambo.
Em uma reportagem intitulada "Os maus atos de Rambo e sua gangue no Brasil", o jornal usa o apelido de um dos envolvidos no caso para dimensionar a violência praticada pelos policiais.
Rambo -o policial, não o personagem- chega a ser caracterizado como um carrasco.
A base da reportagem é o vídeo exibido pela Rede Globo na última segunda-feira.
O texto, irônico, descreve as atitudes dos policiais como atos de "sadismo" e "bravura" praticados para "o orgulho do 24º Batalhão da Polícia Militar de São Paulo".
As cenas em que um policial atira contra um homem após torturá-lo e em que o Gol onde Mário José Josino estava é alvejado com tiros são descritas com detalhes no texto.
O texto termina com uma referência aos 111 presos no Carandiru em 92, ressaltando o fato de os autores não terem sido condenados.

Texto Anterior: Viúva de conferente diz que vai pedir indenização ao Estado
Próximo Texto: CPI considera omissa atuação de coronel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.