São Paulo, segunda-feira, 7 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Glauber Rocha tem dois filmes considerados "indeléveis"

Festival faz edição especial para celebrar 40 anos

ADRIANE GRAU
ESPECIAL PARA A FOLHA, EM SAN FRANCISCO

Dois filmes do cineasta brasileiro Glauber Rocha aparecem com destaque na programação do 40º San Francisco International Film Festival, que acontece entre 24 de abril e 8 de maio nos Estados Unidos.
"Deus e o Diabo na Terra do Sol" e "Antonio das Mortes" fazem parte da série "Indelible Images" (Imagens Indeléveis). O programa foi definido por 14 cineastas da região da baía de San Francisco para comemorar os 40 anos do festival de cinema mais antigo do país. Eles apontaram seus preferidos entre os 3.928 filmes mostrados durante a história do festival.
O diretor Francis Ford Coppola escolheu "Deus e o Diabo na Terra do Sol", que assistiu em 1965. Ele revela que conheceu Glauber no início dos anos 70, quando ele se exilou na Califórnia. "Nós gostávamos de escutar Villa-Lobos enquanto conversávamos sobre filmes", diz Coppola no texto do catálogo. "Ele achava que eu parecia com Antonio das Mortes". Segundo Coppola, apenas dois outros cineastas fizeram filmes de qualidade com a precocidade de Glauber. "Eram os mestres dele: Sergei Eisenstein e Orson Welles", afirma.
Além de escolher Glauber, Coppola teve um filme selecionado para a mesma série. O roteirista Barry Gilford, que recentemente escreveu "A Estrada Perdida" junto com David Lynch, apontou "Caminhos Perigosos", lançado por Coppola em 1973, como seu preferido.
A diretora "chicana" Lourdes Portillo escolheu "Antonio das Mortes", que ela assistiu em 1970. "Após quase 30 anos, "Antonio das Mortes" ainda captura minha imaginação", diz ela. "Destrói completamente as ilusões de Hollywood".
Entre os outros 12 filmes de "Imagens Indeléveis" estão "Trono Manchado de Sangue", de Akira Kurosawa, escolhido por Carroll Ballard. O produtor de "O Paciente Inglês", Saul Zaentz, escolheu "Viridiana", de Luis Buñuel. "Canção da Estrada", do indiano Satyajit Ray, foi a opção de Philip Kaufman, de "A Insustentável Leveza do Ser".
Outros dois diretores brasileiros têm seus filmes inclusos no festival. "O Sertão das Memórias", de José Araújo, aparece ao lado de "Crede Mi", de Bia Lessa e Dany Roland. Ambos concorrem ao recém-criado prêmio Sky, que dará US$ 10 mil a um diretor estreante.
O curta "Amor Natural", da diretora holandesa Heddy Homigmann e baseado na obra de Carlos Drummond de Andrade, também foi selecionado. Concorreram ao prêmio 1.523 filmes de 62 países. Será apresentado junto com o curta "Ruído de Passos", de Denise Gonçalves, baseado num conto de Clarice Lispector.

Texto Anterior: Cineasta foi falso ingênuo
Próximo Texto: Bennett vem cantar e pintar no Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.