São Paulo, segunda-feira, 7 de abril de 1997
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Gibis da Turma da Mônica viram vídeo

DA REPORTAGEM LOCAL

As historinhas da Turma da Mônica sairão dos gibis para ganhar animação em vídeo. O projeto chama-se Videogibi e será produzido pela Mauricio de Sousa Produções e lançado pela Publifolha Vídeo em junho deste ano.
Cada fita terá quatro historinhas com vários personagens criados por Mauricio de Sousa. A idéia é unir o desenho tradicional do gibi com a animação que utiliza recursos de computação gráfica.
Cada fita terá cerca de 30 minutos de duração. "Além dos quatro desenhos animados, haverá um pequeno musical, com cerca de dois minutos de duração", disse Mauricio de Sousa, 61.
A idéia, segundo ele, foi colocar no vídeo histórias curtas, como as dos gibis, mas muito movimentadas. "A animação brinca com isso nas mudanças de quadro, que acontecem como no quadrinho, de forma ágil. Apesar de ter desenhos feitos a mão, a computação gráfica entra em cena nos cenários, que terão aspecto tridimensional", disse.
A primeira fita terá a historinha "O Mônico", com Cebolinha, "Ser Criança", com Frank, "Como Atravessar a Sala", com Mônica, e "Chico Bento no Shopping". Para viabilizar o projeto, a Publifolha fará um investimento de R$ 2 milhões. Quatro novas fitas serão lançadas ao longo deste ano, até o primeiro semestre de 98.
Segundo o diretor de marketing e circulação do Grupo Folha, Flávio Pestana, 34, a Publifolha buscava um grande produto-âncora na área de vídeo.
"Esta é a forma de entrarmos no mercado até então dominado pela Disney com uma grande marca, que une nomes de peso: a Publifolha e a Mauricio de Sousa Produções", afirmou.
Segundo ele, o projeto exigia um alto investimento industrial, fornecido pela Publifolha, para o formato desenvolvido pela Mauricio de Sousa Produções, que é líder na vendagem de gibis no Brasil.
O Videogibi é o primeiro lançamento inédito da Publifolha Vídeo. "Esta coleção será o carro-chefe da Publifolha Vídeo. Com ela, a Publifolha consolida de vez a operação em vídeo na linha infantil", afirmou o diretor-adjunto da Publifolha, Ricardo Gandour, 34.
A Publifolha, divisão de publicações do Grupo Folha criada há dois anos já vem lançando produtos como a edição brasileira dos guias turísticos da Dorling Kindersley, livros de referência, como "A História do Campeonato Paulista" e "O Livro dos Sonhos", além de uma linha de multimídia que inclui a edição anual do CD-ROM da Folha e enciclopédias interativas.
Estima-se que a fita do Videogibi chegue ao consumidor final com preço que varia entre R$ 15 e R$ 17. "Apesar de a Turma da Mônica ter histórias que atingem um público dos 8 aos 80 anos, o público que deve consumir é o infantil, afirmou Pestana.
Para Mauricio de Sousa, não são as crianças que se identificam com a Turma da Mônica e sim o contrário. "As crianças influenciam nossos personagens. Estamos sempre com crianças, em uma interação que permanece viva e dinâmica. A Turma da Mônica fala a língua do dia-a-dia das crianças", afirmou o desenhista.
O último filme com a Turma da Mônica ("Óia a Onça", com Chico Bento) foi lançado há quatro anos. "Com a inflação e a lei da informática, nossos projetos de filmes ficaram inviáveis", disse Sousa, que tem os gibis da Turma da Mônica publicados pela Editora Globo.
Para ele, o filme de meia hora de duração é um filão que ainda não foi descoberto. "É um filme de animação dinâmico que tem custo de produção relativamente baixo e que tem formato adequado para as crianças não cansarem."
Para ele, a animação é um caminho irreversível entre suas produções. "Em breve vai dar para passar na rede Internet o desenho animado em tempo real", disse Mauricio de Sousa, que em breve lançará o Rádio da Mônica na Internet e o chat de bate-papo com os personagens da Turma da Mônica.

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