São Paulo, sexta-feira, 11 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pitta diz que 'perseguição' acirra racismo

FRANCISCO CÂMPERA
FREE-LANCE PARA FOLHA

O prefeito de São Paulo, Celso Pitta, afirmou ontem que a "perseguição" política, de que acredita estar sendo vítima, "reaviva" o sentimento de discriminação racial que existe no Brasil.
"Por ser da comunidade negra, reaviva aquele sentimento que é esquecido, que é escamoteado, que é sempre deixado em segundo plano, que é a discriminação nesse país", disse o prefeito.
A declaração foi feita após reunião com o secretariado, durante manifestação a favor do prefeito. A maioria dos participantes era de movimentos negros.
Ciro Nascimento, da Frente Afro-Brasileira contra a Discriminação, um dos organizadores da manifestação, acredita que Pitta está sendo "perseguido" por preconceito racial. Cerca de mil pessoas se aglomeraram em frente à prefeitura para se manifestar em favor de Pitta.
O prefeito disse que a afirmação de que ele estaria sendo perseguido por racismo é também do cardeal-arcebispo de São Paulo, d. Paulo Evaristo Arns."Essa afirmação é de uma pessoa isenta e branca", disse Pitta.
O cardeal afirmou há três semanas que o prefeito estava sendo condenado sem julgamento por ser negro.
"Honestidade"
Para Celso Pitta, além do racismo, a "perseguição" também é política.
"Nunca na história deste país se viu uma perseguição igual à que estão fazendo contra mim, nem na época da ditadura militar", disse durante o discurso para os manifestantes.
O prefeito voltou a reclamar de que não está tendo chance de se defender. Também criticou o fato de que foi o única político que teve o sigilo bancário quebrado pela CPI.
Mesmo assim, Pitta acha que a quebra de seu sigilo vai revelar à população sua "honestidade".

Texto Anterior: Não há prova contra Maluf, diz Requião
Próximo Texto: Entidades apóiam o prefeito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.