São Paulo, sexta-feira, 11 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Funcef 'combinou' esquema, diz relator

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A compra de títulos de Santa Catarina realizada pelo Funcef foi "combinada" com o esquema dos precatórios, segundo o relator Roberto Requião (PMDB-PR).
Com base em depoimento de funcionários do Funcef (fundo de pensão dos funcionários da Caixa Econômica Federal), Requião disse que a instituição decidiu comprar os títulos antes mesmo de seu lançamento pelo Estado.
As empresas que atuaram como intermediárias até que a compra final fosse feita pelo fundo -integrantes da chamada "cadeia da felicidade"- tiveram um lucro de R$ 2,466 milhões com os papéis.
Os depoimentos foram tomados anteontem à noite da gerente de investimentos do Funcef, Mirnaloy Oliveira Lima, do analista de investimentos Francisco Mendes de Alencar Filho e do diretor financeiro, Jorge Lúcio de Castro.
Mirnaloy disse que o presidente do Funcef, José Fernando de Almeida, determinou no dia 22 de outubro do ano passado que fizesse a análise econômica para a compra de títulos de Santa Catarina.
Segundo Requião, esse é um sinal de que houve uma combinação prévia para a compra de títulos, pois o leilão de lançamento dos papéis só ocorreu dois dias depois.

Texto Anterior: Senadores repudiam decisão
Próximo Texto: Senado recusa envio de documentos a SC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.