São Paulo, sexta-feira, 11 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cenários têm novo tratamento

MURILO GABRIELLI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Diferentemente da edição especial de "Guerra nas Estrelas", esta nova versão de "O Império Contra-Ataca" quase não teve adição de material inédito.
O filme pode ser dividido em quatro partes principais: a batalha na neve no planeta Hoth, as aventuras de Leia e Han Solo na Cidade das Nuvens, o treinamento de Luke Skywalker pelo mestre Jedi Yoda e o confronto final entre Luke e Darth Vader.
Apenas nas duas primeiras houve reelaboração das sequências originais.
Utilizou-se tecnologia digital para recombinar certos elementos -atores, cenários e miniaturas-, que haviam sido compostos anteriormente por meio de trucagem ótica.
Segundo o supervisor de efeitos especiais, Dave Carson, a nova técnica extinguiu linhas pretas que apareciam no filme original.
Também eliminou uma inconveniente transparência que alguns elementos antes apresentavam.
A pedido de George Lucas, as pinturas que serviam de fundo para as sequências na Cidade das Nuvens foram substituídas por cenários tridimensionais, gerados por computador.
Além de conferir maior realismo à cidade, os cenários têm por objetivo reforçar a sensação de que ela se encontra muito acima do solo.
Assim como em "Guerra nas Estrelas", as cores dos negativos originais foram recuperadas e o som foi remasterizado com tecnologia digital.
(MuG)

Texto Anterior: O verdadeiro George Lucas contra-ataca
Próximo Texto: Batista de Andrade mescla narrativas em 'O Cego'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.