São Paulo, sexta-feira, 11 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Elenco de "...Wanda" volta a divertir

THALES DE MENEZES
DA REPORTAGEM LOCAL

Elenco de "Wanda" volta a divertir
Parece continuação de "Um Peixe Chamado Wanda", mas não é. Apesar de usar os mesmos quatro atores principais de "...Wanda", a comédia "Ferocidade Máxima" traz novos personagens em novas situações. E arranca gargalhadas.
É o tipo de filme que dá uma injeção de renovação no gênero. Nos últimos tempos, Hollywood parece ter apenas duas fórmulas de comédia: o escracho total de piadas em ritmo vertiginoso (como "Apertem os Cintos..." e "Top Gang") ou toda a graça depositada num único ator (Eddie Murphy, Steve Martin etc.).
"Ferocidade Máxima" mostra que seus roteiristas (Iain Johnstone e John Cleese, que também é o astro do filme) sabem construir uma comédia inteligente, na qual as reviravoltas da trama jogam os personagens em situações embaraçosas e sempre hilariantes.
O megaempresário Rod McCain (Kevin Kline) compra um zoológico e coloca na administração um executivo burocrata, Rollo Lee (John Cleese). Wila Weston (Jamie Lee Curtis) é a executiva que ambiciona controlar o empreendimento, ao mesmo tempo em que foge do assédio do filho de McCain, Vince (Kline novamente).
O ex-Monty Phyton John Cleese é o dínamo das risadas do filme. Uma série de circunstâncias absurdas acaba criando para seu tímido personagem a fama de rei do sexo grupal. Cada vez que ele tenta desmentir isso, outras coincidências só reforçam a farsa.
Apesar dos dois papéis, Kevin Kline não repete o brilho de "Um Peixe Chamado Wanda", que lhe deu um Oscar de coadjuvante.
Curtis volta ao papel da gostosona, em vestidos tão justos que ela parece embalada a vácuo. Michael Palin interpreta um chato treinador de aranhas.
"Ferocidade Máxima" é tão engenhoso que não compensa contar mais detalhes. Só iria tirar o prazer de espectador, que cada vez menos tem chances de assistir a um filme que respeita sua inteligência.

Filme: Ferocidade Máxima
Produção: EUA, 1996
Direção: Robert Young e Fred Schepisi
Com: John Cleese, Jamie Lee Curtis, Kevin Kline e Michael Palin
Quando: a partir de hoje nos cines Eldorado 2, Morumbi 3 e circuito

Texto Anterior: Al Pacino viaja em Shakespeare com "Ricardo 3º - O Ensaio"
Próximo Texto: Bons atores salvam 'Os Canastrões'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.