São Paulo, sexta-feira, 11 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bons atores salvam 'Os Canastrões'

JOSÉ GERALDO COUTO
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Os Canastrões" é uma comédia que deve praticamente tudo a seus três atores principais: Jean-Marie Marielle, Philippe Noiret e Jean Rochefort.
Eles interpretam três veteranos atores teatrais, hoje retirados e decadentes, que voltam à ribalta como figurantes de uma comédia mambembe, "Scoubidou", numa turnê pelo interior da França.
Toda a ação do filme vem da inépcia dos três, aliada à circunstância de que o produtor da peça, falido, tenta sabotá-la a todo custo para receber o seguro, inclusive atentando contra a vida dos atores.
O diretor Patrice Leconte (de filmes como "O Marido da Cabeleireira" e "Caindo no Ridículo") diz que pretendeu fazer uma comédia segundo o preceito de Billy Wilder: "A 140 km por hora, mesmo nas curvas".
Em seu filme faltam as nuances, as pausas, os silêncios que intensificam o impacto dos momentos fortes.
Outra diferença entre as comédias está na densidade dos personagens: em "Os Canastrões" são todos rasos e unidimensionais -algo que os protagonistas Noiret, Rochefort e Marielle só conseguem contornar graças a seu engenho e magnetismo.
É possível traçar um paralelo curioso entre a peça "Scoubidou" e o filme de Patrice Leconte: naquela, o que salva o espetáculo é a incompetência dos três atores; neste, é exatamente a sua excelência.
Os três conseguem mostrar o ridículo de seus personagens e ao mesmo tempo inspirar alegria e ternura -mais ou menos como o "Quinteto Irreverente" de Mario Monicelli.
É pouco para um filme que se mira em um padrão tão elevado, mas o suficiente para fazer o público rir a maior parte do tempo.
Na penúria criativa em que vive o cinemão francês hoje em dia, está bom demais.

Filme: Os Canastrões
Produção: França, 1996
Direção: Patrice Leconte
Com: Jean-Marie Marielle, Philippe Noiret, Jean Rochefort, Catherine Jacobb Quando: a partir de hoje no Cinearte 2

Texto Anterior: Elenco de "...Wanda" volta a divertir
Próximo Texto: 'Olhos Azuis' vira racismo de cabeça para baixo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.