São Paulo, sexta-feira, 11 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Streetwear se espalha em São Paulo

ERIKA PALOMINO
COLUNISTA DA FOLHA

O streetwear toma conta de São Paulo nesta temporada. Fora do circuito das passarelas e da atenção histérica da mídia, o jovem estilo despojado de vestir conquista espaços para todos os lados. Basta ver a entrada de marcas originárias do mainstream como a Triton (Forum) e a Zapping (Zoomp) nesta tendência.
Outra novidade é a chegada de hypes importados à cidade (leia texto nesta página), fato que colabora para reforçar o caráter cosmopolita dessa moda e deixar os paulistanos com jeito de cidadãos do mundo.
Difícil de definir, o streetwear toma como ponto de partida a moda esportiva e as roupas usadas pelos skatistas, junto a peças clássicas do guarda-roupa masculino, trabalhadas com tratamento contemporâneo.
O oversized (tamanho grande), o tricô, uma camisaria descolada e alegre, cores contrastantes e calças retas e largas são algumas das características.
Uma das novas estrelas do streetwear paulistano é o estilista Marcelo Sommer, 29. Com loja aberta nos Jardins há menos de um ano, Sommer foi um mal-compreendido lançamento do Phytoervas Fashion.
Nesta temporada, chega novamente às passarelas num evento destinado a novos estilistas que acontece em maio, batizado de Semana de Moda. Desfila pela primeira vez no Rio dia 25 de abril, na Semana BarraShopping de Estilo, e acaba de estrear um quadro chamado "Dicas do Sommer" no programa mensal de moda da MTV, o "Moda Esporte Clube".
"Sem dúvida há um boom do streetewear em São Paulo. Antes, você olhava na rua e as pessoas não se vestiam de modo tão legal." Para ele, o streetwear é mais uma linguagem, um modo de montar um visual do que propriamente um estilo de roupas: "Depende da interpretação de cada um".
Segundo ele, a principal característica é o uso do tênis: "Nos EUA, por exemplo, você vê uma mulher linda, super-arrumada, com tênis Adidas detonado. Por aqui, somente agora o acesso à informação fica maior. Estamos começando a ter uma culturazinha de moda."

Texto Anterior: Prestes teve o ímpeto dos puros e ingênuos
Próximo Texto: Cavalera abre sua primeira loja na cidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.