São Paulo, sexta-feira, 11 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kabila consolida posição em Lubumbashi

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os rebeldes liderados por Laurent Kabila conquistaram ontem o aeroporto de Lubumbashi e consolidaram sua posição no comando da segunda maior cidade do Zaire. Segundo testemunhas, houve poucos mortos.
O combate durou 90 minutos, após os quais os últimos soldados leais ao presidente Mobutu Sese Seko fugiram. Lubumbashi, no sul do país, é um ponto estratégico por ser a capital da Província de Shaba, principal produtor de cobre e cobalto do terceiro maior país da África.
Os homens de Kabila foram recebidos com festa na cidade. Houve saques contra instalações militares e casas de oficiais. "Não se trata de saque, mas de pegar de volta tudo o que eles roubaram de nós por tanto tempo", disse um dos envolvidos na ação.
O presidente Mobutu Sese Seko, 66, ditador do Zaire há 32 anos, está doente e sofre crescente pressão internacional para renunciar.
Horas após os rebeldes entrarem na cidade, Kabila deu ordem para seus homens "reduzirem" as operações por três dias, em um novo ultimato contra Mobutu -ao final desse prazo, disse Kabila, ele deve entregar o poder.
Vários países europeus seguiram ontem a posição norte-americana da véspera e pediram a renúncia do presidente. "A página do 'mobutismo' está definitivamente virada", disse o governo da Bélgica, antiga potência colonial.
A França pediu uma "transição ordenada e consensual até a reconciliação nacional e as eleições", enquanto o Reino Unido considerou que há "uma necessidade de mudança democrática no Zaire".

Texto Anterior: Morrem 108 refugiados no Zaire em um dia
Próximo Texto: Angola dá posse a governo de união nacional
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.