São Paulo, sábado, 12 de abril de 1997
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Nova hidrovia no rio Madeira deve baratear o custo da soja brasileira

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO
DA REPORTAGEM LOCAL

Fernando Henrique Cardoso inaugura hoje uma obra majoritariamente privada: a hidrovia do rio Madeira, entre Porto Velho (RO) e Itacoatiara (AM).
É o caminho mais curto para escoar a produção de grãos de Rondônia e do noroeste de Mato Grosso. Com ela, a soja brasileira produzida nessa região deverá ser a mais lucrativa do mundo.
Neste primeiro ano, 300 mil toneladas de soja deverão passar pela hidrovia rumo à Europa. Isso corresponde a 10% da produção anual da Chapada dos Parecis (MT). Os outros 90% ainda são escoados por rodovia até Paranaguá (PR).
O frete de uma tonelada de soja desde o cerrado até o porto paranaense custa R$ 102,00. Pela hidrovia, o custo fica reduzido a R$ 75,00/tonelada, mas deve diminuir à medida em que aumentar o volume de soja transportado.
O governo prevê que, no próximo ano, 600 mil toneladas deverão navegar pelos 1.060 km entre Porto Velho, no rio Madeira, e Itacoatiara, no rio Amazonas.
Segundo José Luiz Portella, secretário-executivo do Ministério dos Transportes, o preço do frete pela hidrovia deverá ser reduzido a R$ 50,00 por tonelada.
FHC vai anunciar que, com essa hidrovia, a soja brasileira deverá chegar aos portos europeus a um custo inferior ao norte-americano -os maiores produtores.
Nos EUA, o custo de produção da tonelada de soja vai de US$ 130,00 a US$ 160,00, diz Portella. No Brasil, o valor mais baixo (obtido na soja escoada pela hidrovia do Madeira) é de R$ 113,00.
Custo menor significa mais lucratividade para os produtores e, por consequência, mais investimentos nas regiões produtoras.
"Para baratear ainda mais esse custo, o governo vai asfaltar a BR-364", afirma Portella. A estrada ainda tem trechos de terra e é um dos caminhos da soja de Mato Grosso até Rondônia.
A maior parte dos investimentos feitos até agora na hidrovia foi do setor privado. O Grupo Maggi, maior produtor nacional de soja, construiu os terminais de carga e descarga em Porto Velho e Itacoatiara -esse, em sociedade com o governo do Amazonas.
Comboios de transporte de soja, no valor de R$ 54 milhões, foram adquiridos pelos empresários com financiamento do BNDES.
FHC vai destacar em seu discurso o papel da iniciativa privada no projeto. Deve dizer que é um caso em que a sociedade deu o exemplo, desenvolvendo uma nova fronteira, e que o governo fará sua parte dando a infra-estrutura.
Hoje, a hidrovia do Madeira só é navegável durante oito meses por ano. A parte do governo federal será aumentar a profundidade do rio em nove pontos de estrangulamento.

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