São Paulo, terça-feira, 15 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desarmamento fracassa no PA

ABNOR GONDIM
DO ENVIADO ESPECIAL AO PARÁ

A "Operação Desarmamento", organizada pelo Ministério da Justiça no sudeste do Pará, está próxima do fiasco. Até agora, foram apreendidas apenas nove cartucheiras e efetuadas quatro prisões.
Duas das cartucheiras apreendidas pelos 610 policiais e militares que participam da operação foram devolvidas aos seus proprietários mediante a apresentação de documentos de porte e registro.
"Essas operações são necessárias, mas acabam geralmente atingindo o cidadão", disse o advogado Luivan Oliveira Lopes, que teve sua cartucheira devolvida, após apresentar os documentos.
Segundo a assessoria do Ministério da Justiça, a operação já teve o mérito de ter devolvido a tranquilidade à região, eliminando os as saltos a bancos e supermercados que ocorriam quase diariamente nas principais cidades.
Três supostos assaltantes e um garimpeiro que portava maconha foram os únicos presos na operação até agora. O principal objetivo dos governos estadual e federal é cumprir 200 mandados de prisão contra foragidos na região de 1,35 milhão de hectares.
Dois caminhões com cerca de 20 toras de madeira foram apreendidos pela Polícia Federal porque os motoristas estavam sem documentos relativos ao transporte de produtos florestais.

O repórter Abnor Gondim viajou a convite do Ministério da Justiça.

Texto Anterior: Governo teme a infiltração de radicais
Próximo Texto: Até namoro de participantes é politicamente engajado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.