São Paulo, quarta-feira, 16 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OAB move ação contra venda

SILVANA DE FREITAS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) entrou ontem com uma ação direta de inconstitucionalidade contra a privatização da Companhia Vale do Rio Doce no STF (Supremo Tribunal Federal), após realizar um protesto contra o governo FHC e uma caminhada que terminou no prédio do STF.
A entidade conclamou ontem a sociedade a promover um movimento contra a venda da Vale e está comparando essa iniciativa à mobilização pelo impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello.
"Temos que dar as mãos a organizações não-governamentais, outra vez, para tentar impedir esse verdadeiro crime que se tenta cometer contra o país", disse o ex-ministro do STF Evandro Lins e Silva, 86, em nome da OAB.
O presidente Fernando Henrique Cardoso foi criticado por Lins e Silva e pelo advogado Paulo Bonavides, que leu manifesto redigido em 7 de março contra supostos abusos praticados pelo governo, durante "ato cívico" na sede da OAB do Distrito Federal.
"Nesse manifesto, afigura-se a profecia do colapso de uma ditadura constitucional que, a meu ver, há de cair no ano vindouro (em 98 haverá eleição)", disse Bonavides.
Segundo Lins e Silva, o movimento seria integrado por entidades civis como a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e a ABI (Associação Brasileira de Imprensa).
Ele afirmou que a venda da Vale será "um desastre" e permitirá a internacionalização da Amazônia, porque o Brasil perderá "a sua parte mais rica e promissora". Segundo ele, "a globalização é apelido do neocolonialismo".
Cerca de cem advogados participaram do "ato cívico" e, depois, da caminhada pela Esplanada dos Ministérios, até o prédio do STF.
Informações
O presidente Fernando Henrique Cardoso tem até o dia 23 para enviar informações ao STF sobre o processo de venda da Vale. O pedido foi feito pelo ministro Carlos Velloso, relator de um mandado de segurança ajuizado por dois advogados contra a venda.

Texto Anterior: CSN consegue atrair 6 fundos de pensão
Próximo Texto: Maluf tenta evitar tiroteio voltando à Eucatex
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.