São Paulo, quinta-feira, 17 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reunião traça mudanças

CRISPIM ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O alto comando da PM de São Paulo se reuniu ontem para traçar as mudanças que ocorrerão na corporação. Participaram 14 coronéis.
Eles discutiram o remanejamento administrativo e operacional que deve acontecer em breve entre os comandantes de unidades da PM. Inicialmente, estava previsto para acontecer, no início deste mês, o remanejamento de 12 a 15 coronéis.
Em virtude dos acontecimentos de Diadema, as mudanças ainda não aconteceram e o número de pessoas envolvidas pode ser maior.
Oficialmente, a PM não informa quantos coronéis serão remanejados nem quais deles passaram para o Estado-Maior -sem função específica- ou simplesmente para a reserva.
O coronel Claudionor Lisboa, comandante-geral da PM, não se manifestou a respeito dos depoimentos dos coronéis Carlos Alberto da Costa, subcomandante-geral da corporação, e Coji Yanaguita dados anteontem à CPI de Diadema.
Os dois acabaram confirmando que foram informados sobre a existência da fita com imagens de violência policial na favela Naval no dia 27 de março, quatro dias antes de as imagens serem exibidas pela televisão. Eles não repassaram as informações a Lisboa.
Pelo mesmo motivo, cinco oficiais foram afastados imediatamente dos seus cargos um dia após o vídeo ir ao ar.
Lisboa havia informado na semana passada (quando Yanaguita disse pela primeira vez que ele e Costa sabiam da fita) que tomaria providências sobre o caso após o depoimento dos dois coronéis. Os depoimentos aconteceram anteontem na parte da manhã e no início da noite. Até agora, nenhuma medida foi tomada.
Não foi informado se eles serão afastados. Segundo o tenente-coronel Paulo Regis Salgado, do setor de relações públicas da PM, os dois continuam nos cargos.
Costa, inclusive, participou de parte da reunião do alto comando. Por volta das 12h, ele foi para Ourinhos (371 km a oeste de SP). Ele foi representar a PM no enterro do pai de Luiz Antônio Alves, secretário-adjunto da Segurança Pública.
Na reunião do alto comando também foram discutidas mudanças de procedimento.

Texto Anterior: CPI investiga ligação de PMs com tráfico
Próximo Texto: Exame anual de câncer evita casos avançados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.