São Paulo, quinta-feira, 17 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRONOLOGIA

1964 - O "surgeon-general", Luther Terry, principal autoridade médica do país, afirma que o fumo pode provocar câncer.
1965 - O presidente Lyndon Johnson sanciona lei que obriga a colocação de aviso na embalagem de cigarros para advertir sobre os efeitos do fumo sobre a saúde.
1969 - Os termos do aviso na embalagem de cigarros são alterados para deixar mais clara a vinculação entre fumo e doenças.
1971 - O presidente Richard Nixon sanciona lei que proíbe qualquer anúncio de fumo em emissoras de rádio e televisão do país.
1972 - A Suprema Corte decide que a lei proibindo anúncios de fumo em rádio e televisão é constitucional.
1973 - O Departamento de Aviação Civil determina que lugares para não-fumantes devem ser oferecidos em todos os vôos.
1975 - O Pentágono decide acabar com a prática de oferecer cigarros de graça, junto com a alimentação, aos militares norte-americanos.
1979 - O Departamento de Aviação Civil proíbe o fumo de charutos e cachimbos em todos os vôos.
1982 - O presidente Ronald Reagan sanciona uma legislação que proíbe qualquer tipo de subsídio, subvenção ou ajuda do governo federal a produtores de tabaco.
1983 - San Francisco, na Califórnia, Costa Oeste do país, se torna a primeira cidade a proibir o fumo na maioria dos ambientes fechados.
1984 - O aviso sobre os efeitos do fumo sobre a saúde passa a ser exigido nos anúncios de cigarros.
1987 - O Departamento da Saúde se torna a primeira entidade do serviço público federal a proibir o fumo em suas dependências.
1988 - O Departamento de Aviação Civil proíbe qualquer tipo de fumo em todos os vôos com menos de duas horas de duração.
1990 - O Departamento de Aviação Civil proíbe qualquer tipo de fumo em todos os vôos com menos de seis horas de duração.
1990 - A Comissão de Comércio Interestadual proíbe qualquer tipo de fumo em todos os ônibus que fazem rotas intermunicipais no país.
1992 - A Suprema Corte decide que o aviso na embalagem de cigarros não exime produtores de responsabilidade por doenças.
1993 - A primeira-dama Hillary Clinton proíbe o fumo na Casa Branca, sede do governo dos EUA e casa oficial do presidente.
1993 - A Califórnia, Costa Oeste do país, se torna o primeiro Estado a proibir o fumo em todos os ambientes fechados no seu território.
1993 - A Agência de Proteção ao Ambiente afirma que o fumo pode provocar câncer em não-fumantes que convivem com fumantes.
1994 - O deputado Henry Waxman inicia série de audiências públicas no Congresso para apurar se a nicotina provoca dependência.
1994 - A Comissão Federal de Comércio proíbe a empresa R. J. Reynolds de usar o personagem Joe Camel em seus anúncios de cigarro.
1994 - O Estado do Mississippi, sul dos EUA, se torna o primeiro a processar empresas produtoras de cigarro em busca de indenização pelo dinheiro gasto no tratamento de fumantes.
1995 - O presidente Bill Clinton proíbe qualquer tipo de fumo em todos os prédios da administração pública federal.
1996 - O presidente Bill Clinton sanciona lei que exige prova de maioridade na compra de cigarro e restringe a sua publicidade.
1997 - A produtora de cigarros Liggett faz acordo com 22 Estados para evitar futuros processos.

Texto Anterior: Indústria do fumo negocia 'trégua' nos EUA
Próximo Texto: Bactéria ligada a chip detecta poluição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.