São Paulo, sábado, 19 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exposição faz mescla de didatismo e arte

DA REDAÇÃO

"A Coleção do Imperador", que integra o 3º Mês Internacional da Fotografia, não se limita a exibir as 209 imagens selecionadas.
Subdividida em quatro salas, conta, na primeira, a história da descoberta da fotografia, com obras raras como "Excursions daguerrienes", de 1841, na qual foi realizada a primeira impressão de uma imagem fotográfica.
Na segunda sala está a reconstituição do cenário onde d. Pedro 2º e a imperatriz posaram para um retrato num hotel, em Napoli.
Há ainda ambientações que reproduzem um estúdio e um laboratório fotográfico de 1860.
Na última grande sala estão as fotos da coleção. A luz, pontual em cada imagem, é fraca para não acelerar o processo de envelhecimento. Quando a exposição esteve no Rio, onde foi visitada por 60 mil pessoas, houve muita queixa dos visitantes, que alegavam não poder observar direito as fotos por causa da pouca luminosidade.
Basta acostumar os olhos e ter em mente que as fotos são documentos raros feitos há mais de um século, quando não havia como fazer uma imagem ter durabilidade.
A exposição pretende ser mais didática que artística. "Os aspectos estéticos e o estado de conservação naturalmente foram levados em conta, mas moderadamente. Acima de tudo, percorremos os arquivos em busca de imagens que demonstrassem os mais diversos usos e funções da fotografia no mundo durante o Segundo Reinado", explica o curador Joaquim Marçal Ferreira de Andrade.
Um ciclo de palestras tendo a exposição como referência acontecerá também na Pinacoteca. No dia 17 de maio, Lilia Moritz Schwarez terá como tema "As Barbas do Imperador entre os Trópicos e a Modernidade", e Luiz Felipe de Alencastro falará sobre "Fotografia e Monarquia". No dia 24 de maio será a vez de Joaquim Marçal Ferreira de Andrade falar da "Tecnologia da Fotografia no Século 19". As palestras começam às 15h.

Exposição: A Coleção do Imperador - Fotografia Brasileira e Estrangeira no Século 19
Onde: Pinacoteca do Estado (av. Tiradentes, 141, Luz, tel. 011/ 227-6329)
Quando: hoje, às 15h; ter a dom, das 10h às 18h; até 25 de maio
Quanto: entrada franca

Texto Anterior: Coleção de d. Pedro 2º exibe mundo do século 19
Próximo Texto: Recuperação do acervo está paralisada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.