São Paulo, segunda-feira, 21 de abril de 1997
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As implicações para a educação

Línguagem
Quanto mais a criança for exposta à linguagem (falada, escrita, lida, cantada) maior será seu repertório; o Estado só prioriza o ensino após os 7 anos, mas antes disso há uma fase fundamental
Língua estrangeira
Dos 0 aos 10 anos, o cérebro está formando os "circuitos" da linguagem; mas, nos currículos brasileiros, as crianças só começam a aprender uma segunda língua depois disso
Castigo
A criança aprende a administrar as emoções na relação com seu ambiente; um ambiente agressivo, principalmente dos 0 a 3 anos, tende a deixar "circuitos" no cérebro que resultam em mais ansiedade
Creches
O ambiente tem de ser estruturado, estimulante, e os educadores, bem formados para desenvolver, e não reduzir, os potenciais da criança -ao contrário do que ocorre na maioria das creches do país
Deficiências
Quanto antes se diagnostica deficiências de aprendizagem, mais simples a recuperação; no Brasil, em geral só se tem contato com uma instituição capaz desse diagnóstico aos 7 anos
Bom senso
A criança se incumbe de seu papel de aprender quando o ambiente é afetivo e estimulante; não precisa "afogar" a criança de atividades, basta ser sensível à sua natural curiosidade

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