São Paulo, terça-feira, 22 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governador petista planeja corte de 10%

FÁBIO ZANINI
DA AGÊNCIA FOLHA

O governador do Espírito Santo, Vitor Buaiz (PT), pretende reduzir em 10% a folha de pagamento do Estado com a aprovação da reforma administrativa e o corte de funcionários públicos.
Buaiz afirmou que a criação de um teto de vencimentos de R$ 10,8 mil para os servidores e um programa de demissões voluntárias de seu governo darão "fôlego de caixa" ao Estado.
"Se, apesar das demissões voluntárias, o corte não for o esperado, teremos de demitir, começando pelos servidores não-estáveis", disse o governador.
O Estado possui 72 mil servidores, sendo 18 mil inativos. Dos ativos, 8.000 são não-estáveis.
Desde o ano passado, Buaiz aguarda autorização do Senado para concretizar o programa de demissões voluntárias.
As indenizações aos servidores sairão de financiamentos da Caixa Econômica Federal.
Buaiz enfrenta resistência da CUT e do PT para o corte de funcionários.
"Buaiz é o mais neoliberal de todos os governadores brasileiros", afirma o presidente da CUT capixaba, Paulo Coutinho, filiado ao PT. Coutinho disse que a central está em "campanha permanente" contra o programa de demissões voluntárias do governo.
"Tudo cai nas costas do servidor público. Defendemos o fim dos privilégios, mas não podemos aceitar que os funcionários estaduais sejam sacrificados", disse.

Texto Anterior: Banco Central ajuda Senado a rastrear dinheiro
Próximo Texto: Guarda de endemias pode ser demitido pela 3ª vez
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.