São Paulo, terça-feira, 22 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

The Orb volta a ser acessível em "Orblivion"

CAMILO ROCHA
ESPECIAL PARA A FOLHA

The Orb, um dos grupos mais duradouros do tecno, está lançando seu sexto álbum, "Orblivion".
O Orb nunca foi um daqueles nomes de movimentar regularmente as pistas de dança. Esse trio britânico se especializa em eletrônica para ouvir jogado no sofá, de preferência no fone de ouvidos.
A música é abastada de samples esquisitos/humorísticos, em compasso largadíssimo, cheia de atmosferas que têm todo o tempo do mundo para se concretizar.
Afinal este é o grupo que detém o recorde de hit mais longo da história: "The Blue Room" chegou no top ten inglês contendo mais de 35 minutos.
O Orb apareceu em 89, oferecendo um contraponto plácido aos beats agitados de house e tecno disseminados pela estouro da cultura rave. Era música para ouvir quando a festa havia acabado, mas a viagem não. Na época foi rotulada de "ambient house".
Mas o Orb demonstrou, com hits ingleses como "Perpetual Dawn" e "Little Fluffy Clouds", que era possível encontrar âncoras melódicas memoráveis em meio ao seu oceano divagante de sons.
Seus sucessos, somados a épicos shows pinkfloydianos garantiram à banda um público fidelíssimo na Europa e EUA. Tanto que, mesmo quando embarcou nas trips experimentais quase impenetráveis dos recentes álbuns "Pomme Fritz" e "Orbus Terranus", suas vendas não diminuíram.
"Orblivion" marca a volta do Orb mais acessível, como ficou primeiro conhecido.
A primeira faixa, "Delta MK 2", é um dos melhores momentos do disco. Camadas bizarras de som são embaladas por uma levada dub (reggae instrumental carregado de efeitos de estúdio, uma das levadas preferidas do grupo). "Toxygene" é um cyber-ska com mensagem ecológica. Mas nada de letras ou pregações, é claro. O clima sufocante da faixa já diz tudo.
São tantos detalhes em cada música que na décima audição ainda é possível descobrir coisas novas. "Orblivion" deve conquistar muitos fãs novos para o grupo enquanto mantém os existentes contentes.
(CR)

Disco: Orblivion
Banda: The Orb
Quanto: R$ 22 (importado)
Onde encontrar: Mo'Better (tel. 011/62-0108)

Texto Anterior: Virtuosismo fica nas entrelinhas
Próximo Texto: 'Essential Trip 2' amplia campo da dance em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.