São Paulo, terça-feira, 22 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Essential Trip 2' amplia campo da dance em SP

CAMILO ROCHA
ESPECIAL PARA A FOLHA

A coletânea de dance underground "Essential Trip 2", recém-lançada pelo DJ Julião, traz à tona um fenômeno a que poucos têm dado atenção.
É fácil esquecer, lendo sobre tanto hype tecno no Hell's e em casas de mauricinhos, que, além do parque Dom Pedro 2º (região central de São Paulo), existe uma vasta população que vive, come e dorme tecno e house com uma dedicação sem igual.
A zona leste está cheia de clubes e festas tocando tecno, house e drum'n'bass. E com certeza boa parte está ouvindo esses sons há bem mais tempo do que muitos "modernos" pedantes dos Jardins.
O DJ Julião é um dos grandes responsáveis pela difusão da dance underground na região.
Depois de fazer fama na Sound Factory, o incansável Julião tocou em uma variedade de lugares. Agora é residente às sextas na Local, além de frilar em outros clubes. Faz um programa de rádio semanal na rádio comunitária Ativa, mantém a loja de discos e roupas Techno Records na Penha e organiza a vinda de DJs gringos para São Paulo.
E lança coletâneas como esta (sua segunda), que fazem o balanço do que se tem ouvido de dance underground na cidade. Entre tecno, electro e hard house, a música aqui se filia mais às escolas eletrônicas americanas (mais minimalistas e sérias, por exemplo, do que as variações européias).
Os destaque do disco vão para duas músicas do Prodigy, o grupo mais popular do tecno, que não tinha nada lançado no país.
"Breathe", que confunde os limites entre tecno e rock, é o último single da banda e vai estar no seu próximo disco, "The Fat of the Land". "Out of Space" é dos seus primeiros hits e vem aqui remixada por outro gigante da eletrônica, o Underworld.
E os especialistas vão achar vários nomes familiares aqui, como Miss Djax ("Fireball"), Sapiano and The Party Crashers ("Let It Rip") e DJ Sneak ("Positive Themez").
(CR)

Disco: Essential Trip 2
DJ: Julião
Lançamento: Paradoxx
Preço: R$ 18, em média

Texto Anterior: The Orb volta a ser acessível em "Orblivion"
Próximo Texto: Fugees; Tony Bennett; Ryuichi Sakamoto; Mark Owen; T.S.O.L.; Silvana Stiévano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.