São Paulo, segunda-feira, 28 de abril de 1997 |
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Honda começa a produzir Civic no Brasil em 90 dias
ARTHUR PEREIRA FILHO
A fábrica japonesa será a primeira entre as montadoras recém-chegadas ao país a entrar em operação. O modelo escolhido para ser produzido no Brasil -o carro médio Civic, nas versões LX e EX- começa a sair da linha de montagem da unidade de Sumaré (SP) em agosto, apenas 14 meses após o início das obras. O preço do carro não está definido. O modelo importado custa entre US$ 36 mil e US$ 41 mil. A montadora está investindo US$ 100 milhões para produzir 15 mil Civic por ano no país. Mas os planos são mais ambiciosos. A meta é injetar US$ 600 milhões no país até 2005 para atingir a produção de 200 mil unidades. As obras civis vão ser totalmente entregues até o final desta semana. Depois começa a fase final de instalação e teste de equipamentos. Horácio Natsumeda, diretor industrial da Honda, conta que a partir de junho 240 pessoas estarão trabalhando na fábrica. Quando a montadora estiver operando em dois turnos, terá 450 funcionários. A Honda vai trabalhar com pequeno número de fornecedores de componentes para o Civic: apenas 40 empresas. Os principais componentes serão importados: motor, transmissão e sistema de suspensão virão dos EUA, onde a Honda tem uma fábrica com capacidade para fazer 800 mil carros por ano. A meta da Honda, diz Natsumeda, é começar com índice de nacionalização de 40%. O jornalista Arthur Pereira Filho viajou a convite da Honda do Brasil Texto Anterior: A logomarca em baixa Próximo Texto: Wal-Mart terá marca de jeans Índice |
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