São Paulo, segunda-feira, 28 de abril de 1997
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Até quando?

MARCELO CHERTO

Aqui nos Estados Unidos, quando a gente conta para franqueadores e franqueados os valores dos "pontos" (luvas) e demais custos de ocupação (aluguel, condomínio, taxa de promoção etc.) que os shopping centers brasileiros cobram de seus lojistas, os carinhas não acreditam.
Quando se comenta que até mesmo shoppings que nem sequer tiveram sua construção iniciada já cobram "luvas" (apelidando-as de "taxa de reserva" ou outro eufemismo do gênero), neguinho pensa que a gente está azarando.
É tão fora da realidade deles, que parece brincadeira. Mas não é. E tem até uma ou duas explicações.
Exército de reserva
Os altos custos de ocupação cobrados pelos nossos shoppings se devem, basicamente, à chamada Lei da Oferta e da Procura, combinada, como bem lembra meu amigo Gerson Keila, presidente da Dunkin'Donuts do Brasil e sociólogo frustrado (chegou até o 2º ano do curso de Sociologia na USP), com o princípio a que Karl Marx se referia como o "Exército Industrial de Reserva". No caso, o Exército de Lojistas de Reserva. Tá confuso? Já explico. No conceito marxista, os patrões podem se dar ao luxo de explorar seus operários, pois sempre que algum deles resolver não mais trabalhar em troca do salário que recebe e pretender exigir mais, o patrão pode dispensá-lo, pois sempre haverá outros empregados dispostos a substituí-lo (o tal "exército de reserva"), até mesmo por salário mais baixo.
Algo parecido estaria ocorrendo em boa parte dos shoppings: sempre que algum lojista quebra, ou pede água, em decorrência dos altos custos de ocupação, e resolve desistir de seu "ponto", há outros três ou quatro dispostos a ocupar a sua vaga.
Muitas vezes, pagando ao próprio shopping mais uma bela grana, em troca desse privilégio. E tome polca!
Para mudar a situação, só mesmo aumentando a oferta. Afinal, enquanto, no Brasil, o número de shoppings mal passa de 300, nos EUA há pelo menos uns 45 a 50 mil. Isso faz a diferença.

Internet: www.franquia.com.br/cherto/

E-mail: marcelo.cherto@franquia.com.br

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