São Paulo, segunda-feira, 28 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novela 'Os Ossos do Barão' abre nova programação do SBT

"Disney Club" e "Os Simpsons" estréiam hoje na emissora

MARIANA SCALZO
DA REPORTAGEM LOCAL

"Os Ossos do Barão" estréia hoje, às 20h45, no SBT. A novela ficou cerca de seis meses esperando para entrar no ar.
A nova produção do núcleo de teledramaturgia da emissora começou a ser gravada em outubro e vai para o ar quase pronta. As gravações serão concluídas até quarta-feira.
Geralmente, uma novela estréia com apenas alguns capítulos gravados e vai se modificando, conforme a reação do público. Isso é possível por o gênero ser considerado uma "obra aberta".
Para Nilton Travesso, diretor artístico do SBT e supervisor geral da produção, o fato de "Os Ossos do Barão" estar em fase de finalização não prejudica.
"Não me preocupo com isso. 'Ossos' é uma obra fechada, que retrata uma época. Não há como fazer mudanças posteriores. A novela estando pronta também nos dá mais tempo para melhorar a edição e sonorização."
A trama é baseada em três peças de Jorge Andrade -"Ninho da Serpente", "Gaivotas" e "Os Ossos do Barão". A adaptação do texto é de Walter George Durst, Mário Teixeira, Marcos Lazarini e Duca Rachid.
A novela narra o cotidiano da sociedade paulistana no fim dos anos 40 e início dos 50, com a decadência de famílias tradicionais e a ascensão de imigrantes.
Os quatrocentões são representados por Miguel Camargo Parente Redon Pompeo e Taques (Othon Bastos), neto do Barão de Jaraguá. Egisto Ghirotto (Juca de Oliveira) é o imigrante italiano que veio para o Brasil aos sete anos. Transformou-se em um grande empresário, dono das tecelagens São Martino.
Egisto compra a fazenda Jaraguá, antiga propriedade da família Taques, onde estão enterrados os ossos do Barão de Jaraguá. Uma verdadeira guerra começa, então, entre as duas famílias.
O romance proibido da novela acontece entre Isabel (Ana Paula Arósio), da família tradicional, e Martino (Tarcísio Filho), do núcleo dos emergentes. O casal vive uma relação de amor e ódio.
Além da estréia de "Os Ossos do Barão", o SBT lança hoje o infantil "Disney Club", às 18h.
O programa traz os desenhos animados "A Turma do Pateta" e "Timão e Pumba" e é apresentado por três garotos que formam o Comitê Revolucionário Ultrajovem. A organização fictícia luta pelos direitos das crianças.
O desenho animado para adultos "Os Simpsons" também entra na nova programação da emissora, de terça a sexta, às 22h40.
O "Jornal do SBT" volta ao ar hoje, antes do "Jô Soares Onze e Meia". O "TJ Brasil" continua a ser reapresentado após o talk-show.

Texto Anterior: Flávio de Souza faz leitura de "Saudades de Sião" na Folha
Próximo Texto: Japão vê como se faz uma Brasília
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.